Alagoas

DIA DO CICLISTA

Ciclovia do Trabalhador devolve a autoestima ao povo arapiraquense

Por Redação com assessoria 16/08/2023 15h03
Ciclovia do Trabalhador devolve a autoestima ao povo arapiraquense

A linha férrea teve papel importante para o desenvolvimento de Arapiraca. Nos tempos áureos, diminuía as distâncias entre origem e destino, aproximando cidades e pessoas. Colaborou não apenas na construção comercial e de estrutura de Arapiraca, mas também no campo esportivo. No início dos anos 50, o Ferroviário, time alvinegro formado por funcionários da linha, foi o antecessor do ASA de Arapiraca.

Mas com o passar do tempo, a rede ferroviária perdeu espaço e caiu no esquecimento. Ao longo dos anos, Arapiraca perdeu a linha para o lixo que, muitas vezes ficava acumulado nas proximidades dos trilhos.

Imagens do passado. Na atual gestão do prefeito Luciano Barbosa, os trilhos do desenvolvimento foram retomados e os investimentos no trecho não apenas transformam a paisagem, mas também elevam a autoestima dos moradores e garantem a segurança de quem trafega de bicicleta para trabalhar ou simplesmente para se divertir.

A linha férrea ganhou outro nome. Virou Ciclovia do Trabalhador. É a maior obra de mobilidade urbana de Alagoas. É o sonho sendo concretizado e melhorando a condição da população.

No próximo dia 19 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Ciclista. O presente vai sendo entregue em cada etapa concluída da obra. Duas delas já foram entregues pela Prefeitura de Arapiraca e já ganharam espaço na vida de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte.

O pedreiro Manoel da Silva mora no bairro Manoel Teles e trabalha numa obra no bairro Brasiliana. O caminho pela Ciclovia não só encurtou o trajeto, como também tornou mais segura cada pedalada.

“O prefeito está de parabéns por esta obra. Antes a gente tinha que se livrar dos carros, motos e caminhões. Nem todo mundo respeita quem está de bicicleta. Agora a gente aproveita a ciclovia”, disse Manoel.

“Aqui não tinha acesso porque era cheio de bagaceira nesta linha. Depois da obra, as coisas mudaram e muito. Ficou muito boa. Nota 10”, afirmou Edson da Silva, servente de pedreiro, que utiliza a bicicleta como meio de transporte para trabalhar com Manoel.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu