Alagoas
Prefeitura de Maceió autua BRK por lançamento irregular de esgoto
Despejo irregular foi flagrado em dois pontos da rede de drenagem na Rua Joaquim Nabuco, no bairro Farol
Equipes de fiscalização da Operação Línguas Sujas, da Prefeitura de Maceió, flagrou nesta terça-feira (5), o despejo irregular de esgoto da BRK Ambiental na rede de águas pluviais, em dois pontos da Rua Joaquim Nabuco, no bairro Farol. As autuações foram emitidas devido a infrações que violam o Código Municipal de Meio Ambiente, o qual proíbe o lançamento de esgoto, mesmo que tratado, nas praias ou na rede de águas pluviais.
É importante ressaltar que a BRK, empresa encarregada do abastecimento de água e tratamento de esgoto na capital, possui histórico de reincidência em infrações ambientais, sendo responsável por metade das autuações emitidas pela pasta ambiental no mês de agosto deste ano.
A Operação Línguas Sujas, em andamento desde 2022, é uma iniciativa contínua que envolve equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
"Durante a fiscalização, observamos uma quantidade significativa de esgoto sendo despejada no sistema de drenagem. Com isso, iniciamos uma inspeção minuciosa para verificar a responsabilidade, tendo em vista que a região possui sistema de saneamento e rede coletora de esgoto. Com os testes foi comprovada as ligações clandestinas e agora a empresa terá que realizar o reparo", afirmou o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcos Cavalcanti, destacou o trabalho incansável das equipes de fiscalização nas ruas em prol da aplicação do Código Ambiental."Contamos com uma equipe eficiente e dedicada, que está nas ruas, todos os dias, para investigar denúncias e realizar fiscalizações. O lançamento irregular de esgoto é nocivo ao meio ambiente e à saúde pública. Estamos comprometidos em tomar medidas rigorosas para responsabilizar aqueles que violam nossas leis ambientais", afirmou o secretário.
Como denunciar?
A população pode denunciar casos de vazamento de esgoto, ligações clandestinas ou águas contaminadas pelo número (82) 3312 5242 de segunda a sexta, das 9h às 14h ou enviando um e-mail para o endereço eletrônico: coord.fiscalizacaoambiental@
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
QUALIDADE DE VIDA
Hospital da Cidade inicia cirurgias otorrino pediátricas e transforma a rotina de crianças e famílias em Maceió
-
Investimento em infraestrutura
Gestores do Estado inspecionam obras na duplicação Palmeira-Arapiraca
-
Presença insetos
Vigilância Sanitária fecha food truck na Ponta Verde após encontrar irregularidades
-
Fiscalização
Capitania dos Portos lança operação de segurança para embarcações em Alagoas
-
Bonificação
Assembleia acelera votação de projeto que cria 14º salário para servidores da educação



