Alagoas
Escola de Contas realiza edição do projeto Jovem Conselheiro
Proporcionando um conhecimento prático sobre o funcionamento do Tribunal de Contas de Alagoas, a primeira Sessão Plenária simulada do projeto Jovem Conselheiro aconteceu na manhã desta quinta-feira (14), e reuniu diversos servidores e alunos no Plenário Divaldo Suruagy. Criada pela Escola de Contas Públicas, a iniciativa busca conscientizar os estudantes sobre o papel do Controle Externo.
Estudantes dos cursos de Administração Pública, Direito e Contabilidade da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) foram divididos em sete equipes de cinco integrantes, contando com a equipe do Ministério Público de Contas, e cada equipe escolheu um representante. Para compor o Pleno, foram empossados os seguintes Jovens Conselheiros: Lienne Mirele da Silva Pereira, Sergio Andre Pereira Santana, Marcelo Alexandre Freire Colen, Darlan Costa Fernandes, Pedro Cícero Fernandes Neto, Mariane Silva de Melo, José Carlos Feitosa Sales e Breno de Aguiar Xavier Pino; além do representante do Ministério Público de Contas, Luiz Filipe Fontes Vieira.
Ao todo, cerca de 70 servidores do TCE/AL participaram da escolha e explicação dos casos relatados durante a Sessão Plenária simulada, uma grande mobilização que deu certo. “Foram 15 dias de trabalho intenso. Gostaria de agradecer o empenho da Escola, dos gabinetes e do MPC, que conseguiram transmitir todo o conhecimento necessário para a realização dessa Sessão”, destacou a Diretora Geral da Escola de Contas, conselheira Maria Cleide.
Quando questionado sobre os desafios do projeto, o representante do MPC/AL no Pleno, Luiz Filipe, destacou o julgamento das prestações de contas como um dos obstáculos. “A maior dificuldade primeiramente foi realmente fundamentar aquilo que estava proposto já no parecer com o nosso entendimento. Mas foi ficando mais fácil quando auxiliado pela nossa mentora”, explica.
Uma extensão do projeto “TCE de portas abertas”, que recebe a visita de estudantes nas instalações da Corte de Contas, o “Jovem Conselheiro” permite na prática a vivência do trabalho do julgamento das prestações de contas públicas. “Saber o que vocês estão pensando, o que estão estudando, os recursos modernos que estão usando é um aprendizado para nós também, que já exercemos essa função há tantos anos. Essa experiência é incrível e é pioneira aqui no Tribunal. Esses alunos são o presente e serão o nosso futuro”, conclui o vice-presidente do TCE/AL, conselheiro Otávio Lessa.
Ao final, todos os estudantes das sete equipes receberam certificados e troféus, pelo brilhante desempenho e participação no projeto.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
JOGOS DE AZAR
Operação Game Over mira em influenciadores de Alagoas
-
Para visitantes e maceioenses
Além da diversão: confira os serviços oferecidos durante o Verão Massayó 2025
-
Economia
Após repercussão negativa, Governo decide revogar ato de monitoramento do Pix
-
Embriaguez ao volante
Detran diz que reforço na Lei Seca resultou em queda de 6,47% nos casos de alcoolemia
-
Com base nos resultados
Assembleia Legislativa aprova bonificação extraordinária para profissionais da educação de Alagoas