Alagoas
Secretário de Educação debate alfabetização durante seminário em Brasília
Marcius Beltrão vai compor mesa redonda em seminário nacional; Alagoas é o terceiro estado com mais inscrições
Bruno Soriano e Ana Cecília Oliveira*A capital federal vai sediar, a partir desta terça-feira (19), o Seminário Nacional pela Alfabetização, considerado um dos maiores eventos sobre o processo para alfabetizar crianças do país, reunindo autoridades em educação e representantes de organizações civis, estados e municípios. E um dos participantes do evento cujo objetivo é debater estratégias para o desenvolvimento de políticas educacionais de qualidade será o secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão.
O secretário foi convidado para compor a mesa redonda que vai encerrar o encontro promovido por 16 estados brasileiros, com o apoio de parceiros como o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed) e a Associação Bem Comum (ABC). O debate está marcado para as 15h45 da próxima quarta-feira (20), quando Beltrão irá debater a necessidade de se construir uma agenda nacional para a alfabetização, considerando ações como a formação de professores e o desenvolvimento de materiais didáticos.
“Sinto-me honrado com o convite. Ele reflete as práticas do Governo de Alagoas que buscam fortalecer cada vez mais o processo de ensino e aprendizagem. Nossa meta é estancar o analfabetismo, e é por isso que desenvolvemos o Criança Alfabetizada, programa instituído pelo governador Paulo Dantas para, em parceria com os municípios, alfabetizar todos os alagoanos na idade certa, com direito, inclusive, à premiação das escolas com melhores resultados”, afirma o secretário, acrescentando que, em Alagoas, o Criança Alfabetizada já alcançou 1.837 escolas e 74.741 crianças das redes estadual e municipal.
Coordenadora estadual do programa, Patrícia Torres também vai participar do seminário. Ela vai mediar uma mesa redonda com o tema ‘O papel do Poder Executivo e da escola para garantir a alfabetização de crianças’. “O debate será muito importante porque precisamos viabilizar um sistema educacional mais inclusivo e eficaz. Vamos trocar experiências e, portanto, aprimorar as políticas públicas voltadas à alfabetização na idade certa, ou seja, até o segundo ano do ensino fundamental”, adianta a coordenadora.
Com transmissão online e vasta programação, o evento – que também vai reunir três ministros, entre eles, o da Educação – segue com inscrições abertas. Para garantir vaga, o educador ou gestor público deve acessar o endereço eletrônico www.seminarioalfabetizacao.abc.br. Até essa sexta-feira (15), Alagoas figurava como o terceiro estado com maior participação, totalizando 18.019 pessoas inscritas.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
JOGOS DE AZAR
Operação Game Over mira em influenciadores de Alagoas
-
Para visitantes e maceioenses
Além da diversão: confira os serviços oferecidos durante o Verão Massayó 2025
-
Economia
Após repercussão negativa, Governo decide revogar ato de monitoramento do Pix
-
Embriaguez ao volante
Detran diz que reforço na Lei Seca resultou em queda de 6,47% nos casos de alcoolemia
-
Com base nos resultados
Assembleia Legislativa aprova bonificação extraordinária para profissionais da educação de Alagoas