Alagoas

ANIVERSÁRIO

Projeto Sorriso de Plantão lança documentário em comemoração aos seus 21 anos de história

Pré-estreia acontece nesta terça-feira, no Centro Cultural Arte Pajuçara, em sessão exclusiva para convidados

Por Redação com Assessoria 18/09/2023 15h03
Projeto Sorriso de Plantão lança documentário em comemoração aos seus 21 anos de história

Conhecido por levar alegria a pacientes de unidades hospitalares de Alagoas, o projeto Sorriso de Plantão comemora 21 anos de história em 2023. Para marcar a data, os integrantes do projeto lançam um documentário que narra a trajetória do grupo. A pré-estreia do filme acontece nesta terça-feira (19), às 19h, no Centro Cultural Arte Pajuçara, em sessão exclusiva para convidados.

As gravações do documentário tiveram início em março deste ano, com a coleta de depoimentos de personagens que marcaram a história do grupo. O lançamento oficial do filme acontece no dia 26 de setembro, às 19h, no Mega Auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), de acordo com Kelwin Odilon, monitor do Sorriso de Plantão.

O Sorriso de Plantão surgiu em 2002, iniciado por um grupo de estudantes de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A iniciativa foi inspirada no grupo Doutores da Alegria. Em 2008, após parceria com a Uncisal, o projeto tem atuação reforçada e ganha novos participantes e maior estrutura logística e financeira.

Desde a sua criação, mais de mil estudantes de diversos tipos de graduação passaram pelo Sorriso de Plantão. A proposta do grupo é levar alegria ao ambiente hospitalar, contribuindo para o bem-estar e para a saúde dos pacientes. Por outro lado, o projeto tem se tornado referência dentro da universidade, com produções acadêmicas, apresentações em congressos nacionais e internacionais, além de publicações em veículos de impacto científico.

Atualmente, o Sorriso de Plantão está presente no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), no Hospital Geral do Estado (HGE), no Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), no Hospital Santa Casa - Unidade Farol, no Hospital da Criança e no Hospital Metropolitano. Os trabalhos são coordenados pela professora Maria Rosa e orientados pelo professor Cláudio Soriano.

Para participar do projeto é necessário ser estudante universitário e cursar entre o primeiro e o penúltimo ano do curso de qualquer área de formação, em qualquer instituição educacional. A seleção ocorre anualmente em três fases: prova escrita, apresentação artística e entrevista com a coordenação do curso e integrantes.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu