Alagoas
Vigilância Sanitária interdita farmácia irregular mo Jacintinho
Em mais uma fiscalização de rotina, a Vigilância Sanitária Municipal interditou uma farmácia, no bairro do Jacintinho, depois que a equipe do órgão constatou a inexistência de alvará sanitário e também a ausência de um responsável técnico pelo estabelecimento, entre outras irregularidades. A empresa tem prazo de 90 dias para se adequar à legislação.
Somente após a regularização, os representantes do estabelecimento poderão solicitar a desinterdição. A empresa foi autuada, responderá a processo administrativo e poderá pagar uma multa cujo valor varia de R$180 a R$38 mil, no caso de reincidência.
A fiscalização aconteceu na última sexta-feira (29). Além da falta de documentos e responsável técnico, a equipe constatou que serviços farmacêuticos estavam sendo executados por pessoa não habilitada, em desrespeito às exigências legais.
De acordo com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), esse tipo de estabelecimento é obrigado a ter um farmacêutico para atuar como responsável técnico e realizar procedimentos e atividades que exigem graduação em Farmácia e inscrição no Conselho Regional de Farmácia.
O estabelecimento também tem que possuir o Certificado de Autorização de Funcionamento da Anvisa (AFE).
Airton Santos, chefe especial da Visa, informou que as fiscalizações em farmácias continuam, de modo a diminuir irregularidades e aumentar a conscientização, tendo como foco principal reduzir os riscos à saúde do consumidor, que procura farmácias em busca de segurança e promoção de saúde.
“A exigência é para beneficiar a saúde do consumidor, mas também é lei e deve ser cumprida. Diminuir o risco à saúde da população é nosso compromisso. Além de conscientizar os representantes de estabelecimentos sobre a importância dessas fiscalizações, queremos prevenir e promover saúde e responsabilidade na comercialização de medicamentos e no desenvolvimento das atividades nesses estabelecimentos”, destacou.
Denúncia
Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
GESTÃO
Dantas dará início às mudanças no secretariado em seu retorno
-
Construção polêmica
Supremo questiona construção de muro na Cracolândia, em São Paulo
-
Alagoas
Servidores da Educação podem participar de curso gratuito sobre relações étnico-raciais e quilombolas da Ufal
-
Suspeito tem 18 anos
Preso em Minas Gerais suspeito de matar jovem recém-casado no bairro Jacintinho
-
Financiamento Estudantil
Fies: veja prazo, requisitos e informações importantes para conquistar uma vaga