Alagoas
Defesa Civil Municipal coordena simulado de emergência no Pontal, nesta sexta-feira(6)
Exercício de ativação do Plano Global de Atendimento para Situações de Emergência (PGASE), serve para treinar as comunidades próximas à Braskem, bem como os órgãos públicos e privados envolvidos
Na próxima sexta-feira (6), a Coordenação de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais (APELL), que é coordenada pela Defesa Civil de Maceió, realizará um exercício de simulação de emergência no bairro do Pontal da Barra. O objetivo deste exercício é ativar o Plano Global de Atendimento para Situações de Emergência (PGASE), a fim de treinar as comunidades próximas à Braskem, bem como os órgãos públicos e privados envolvidos.
A simulação, que iniciará às 9h, terá a participação da comunidade do Pontal da Barra. Será ativado o alarme da comunidade e o Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) será comunicado sobre uma suposta ocorrência na fábrica, com impactos na comunidade do Pontal da Barra. O exercício terá duração máxima de 45 minutos e, a partir dessa situação fictícia, o Plano de Controle de Emergências Interno será colocado em prática com o objetivo de minimizar ou eliminar os possíveis impactos causados.
Para a realização do exercício simulado, os acessos principais ao Pontal da Barra serão bloqueados por até 40 minutos. A Avenida Assis Chateaubriand e a AL 101 SUL não serão bloqueadas.
“O simulado para emergências prepara nossos agentes para um possível acidente, indicando as ações que devem ser realizadas caso realmente ocorra. É um exercício muito importante para a segurança da população e acontece de forma integrada, com várias instituições”, explica o tecnólogo da Defesa Civil de Maceió e coordenador do APELL, Paulo Noronha.
Todas as entidades envolvidas no simulado irão testar seus planos de atendimento a emergências e o controle da população. Além da Defesa Civil Municipal, estarão presentes o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), a Polícia Militar de Alagoas (PMAL), a Defesa Civil Estadual, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), o Batalhão de Operações Especiais (Bope), a Guarda Municipal e o Instituto do Meio Ambiente (IMA). O Hospital Geral do Estado (HGE) e a Santa Casa de Misericórdia de Maceió também participam do exercício.
Simulação iniciará às 9h no Pontal da Barra. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
A APELL
A Coordenação de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais (APELL) desempenha um papel crucial no planejamento de medidas de proteção da população em casos de emergência na região que envolve a unidade industrial da Braskem no Pontal da Barra. Essa coordenação busca informar a população sobre possíveis situações de emergência e os procedimentos a serem seguidos nessas circunstâncias, por meio de orientações, evacuações, monitoramento e busca de abrigos.
Além da criação de um plano abrangente para o atendimento de situações de emergência e de um programa de treinamento, a realização regular de exercícios simulados de acionamento é fundamental para testar as ações a serem executadas. Esses simulados permitem uma análise minuciosa tanto pela Braskem quanto pelos órgãos envolvidos, visando aprimorar as medidas de resposta e preparação para possíveis eventos de emergência.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
CUIDADOS
Imprensa Oficial Graciliano Ramos indica a literatura para fortalecer a saúde mental
-
SAIBA COMO
Alagoas oferece apoio para quem quer parar de fumar
-
GESTÃO
Dantas dará início às mudanças no secretariado em seu retorno
-
Construção polêmica
Supremo questiona construção de muro na Cracolândia, em São Paulo
-
Alagoas
Servidores da Educação podem participar de curso gratuito sobre relações étnico-raciais e quilombolas da Ufal