Alagoas
USF Durval Cortez comemora dois anos de Corujão da Saúde
Mais de 12 mil atendimentos foram realizados no horário estendido, desde a implantação do programa na unidade. em 2021
A Unidade de Saúde da Família (USF) Professor Durval Cortez, no Prado, comemorou na noite de terça-feira (3) o aniversário de dois anos de Corujão da Saúde. Com o horário ampliado, cerca de 12 mil atendimentos foram realizados para os moradores do bairro desde a implantação do programa. A iniciativa da Prefeitura de Maceió atende os usuários em horário estendido, de 17h às 21h, com equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e também demanda espontânea.
Para celebrar a conquista, a equipe multiprofissional do município promoveu um ato comemorativo para usuários e profissionais para destacar a importância do programa na vida da comunidade. Na ocasião foram distribuídos brindes para usuários, além de orientações com rodas de conversas sobre promoção e prevenção a saúde, além disso houve agradecimentos referente ao processo de implantação e a execução do programa Corujão da Saúde.
Patrícia Vieira, diretora da USF Durval Cortez, informou que há um crescimento na procura dos serviços de saúde desde a implantação do programa e que é essencial para a comunidade local que não tem como comparecer à unidade no horário comercial. Para ela, o serviço é uma conquista para a população.
“Com essa iniciativa a procura pelos serviços da unidade aumentou e proporcionou uma relação mais próxima entre comunidade e saúde. É uma conquista completarmos dois anos de atuação, beneficiando aqueles trabalhadores que hoje podem comparecer para cuidar da saúde em um horário estendido. Muitos não tinham como ter um acompanhamento clínico pelos atendimentos serem realizados no horário comercial. Estamos felizes em contribuir com a saúde da população”, comentou.
O evento contou com presença da coordenadora do programa, Beatriz Souza, que na ocasião agradeceu aos profissionais que fazem acontecer as atividades estendidas e agradeceu a população por manter esse olhar e cuidado com a própria saúde.
“O bom funcionamento das atividades no Corujão só é possível pela a equipe incrível de saúde, muito obrigada a todos e também ao nosso prefeito JHC. Devemos agradecer e nos orgulharmos da população que procuram os serviços para cuidar da saúde, pois esses serviços são um direito da comunidade”, enfatizou.
Corujão da Saúde
A iniciativa da Prefeitura de Maceió, implantada em 2021, tem por objetivo ampliar os atendimentos nas unidades de saúde para atender o público trabalhador que não possui condições de comparecer no horário comercial. Com demanda espontânea para facilitar o acesso, usuários cadastrados e comunidade no geral podem receber atendimento, bastando ir ao local munido de documento pessoal com foto, comprovante de residência e cartão SUS. São disponibilizadas 20 vagas por dia, sendo quatro para emergência, para consultas médicas e de enfermagem em cada uma das 22 unidades.
Serviços
Entre os serviços estão atendimentos clínicos, ginecológicos, odontológicos, consultas de enfermagem, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C e gravidez, puericultura, dispensação de medicamentos, aferição de pressão arterial, glicemia e vacinação.
Os usuários também podem contar com os programas estratégicos da Atenção Básica, como Saúde do Homem, Saúde do Idoso e acompanhamento de doentes crônicos (hipertensão e diabetes), Hanseníase e Tuberculose.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
CUIDADOS
Imprensa Oficial Graciliano Ramos indica a literatura para fortalecer a saúde mental
-
SAIBA COMO
Alagoas oferece apoio para quem quer parar de fumar
-
GESTÃO
Dantas dará início às mudanças no secretariado em seu retorno
-
Construção polêmica
Supremo questiona construção de muro na Cracolândia, em São Paulo
-
Alagoas
Servidores da Educação podem participar de curso gratuito sobre relações étnico-raciais e quilombolas da Ufal