Alagoas
Ministério Público fala de controle externo da atividade policial
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) marcou presença, nesta segunda-feira (16), em evento de capacitação, ocorrido no auditório do prédio-sede da Delegacia Geral da Polícia Civil, no bairro Jacarecica, em Maceió, para novos escrivães e policiais civis em processo de aperfeiçoamento. As promotoras de Justiça Karla Padilha, Cíntia Calumby e Silvana Abreu que atuam no Controle Externo da Atividade Policial e na Custódia, respectivamente, representaram a instituição.
Entre os assuntos abordados, a lei 13.869/19 , de Abuso de Autoridade, esteve em evidência. Karla Padilha apresentou aos novos integrantes do órgão da Segurança Pública as incumbências da 62ª Promotoria de Justiça e pormenorizou a atuação do controle externo da atividade policial utilizando ferramentas constitucionalmente asseguradas.
Como órgão fiscalizador, o Ministério Público mostrou para os alunos da Polícia Civil de Alagoas peculiaridades trabalhas desde a prevenção do crime até às ilegalidades que culminam em abuso durante a execução da atividade policial. Esse “monitoramento”, feito pela promotoria específica, tem respaldo no artigo 129, inciso VII, da Constituição Brasileira, o que foi deixado claro.
As promotoras Cíntia Calumby e Silvana Abreu falaram sobre a audiência de custódia., o papel do Ministério Público nesse primeiro momento de apresentação, e também decisivo, para a pessoa presa. Os representantes ministeriais têm papel fundamental nesse processo, foi esclarecido no encontro, já que estão para averiguar a legalidade, ou não, da prisão.
O evento, que foi organizado para policiais civis lotados na Central de Flagrantes da Capital, recebeu o diretor de Polícia Judiciária da Região 1 (DPJ1), delegado Lucimério Campos, e teve o acompanhamento do coordenador da unidade, delegado Vinicius Ferrari.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
INVESTIGAÇÃO
Gaspar mira em filho de Lula em CPMI e quer aprofundar investigação
-
Economia
Petrobras renova contratos de quase R$ 100 bi com a Braskem
-
Combate à criminalidade
Polícia apreende mais de 50 quilos de drogas após ação em Arapiraca
-
ORDENAMENTO
Projeto “Poste Limpo” avança em Maceió e remove fiação obsoleta de grandes avenidas
-
Área próxima à Praça Dois Leões
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado



