Alagoas
Detran promove campanha da Lei Seca para reforçar ações de conscientização de condutores alagoanos
Operações têm garantido resultados positivos, com redução de 58% de condutores flagrados sob efeito de álcool
Campanha está sendo veiculada nas tvs, rádios e outdoors
Já são 11 anos que a Operação Lei Seca começou a atuar em Alagoas, com ações que buscam educar e conscientizar os condutores sobre os riscos de dirigir depois de consumir bebida alcoólica. Para reforçar as ações de conscientização junto aos condutores e a população, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) está nas ruas com a campanha “Lei Seca: Cuidado que Salva Vidas”, mostrando os resultados positivos das operações no estado.
Os números mostram que as ações do Detran estão conseguindo conscientizar grande parte dos condutores. Entre janeiro e agosto de 2023 houve uma redução de 55,78% nas prisões em flagrantes, e uma queda de 58,63% no número de condutores flagrados sob efeito de álcool, se comparados com os dados de 2022. É importante ressaltar que os resultados foram obtidos mesmo com um número maior de operações este ano do que em 2022.
“Fizemos um total de 304 ações até agosto deste ano, e ano passado foram 255. A Operação Lei Seca está presente tanto em Maceió, como no interior do estado, se fazendo presente em todo o território alagoano. Organizamos as ações de forma estratégica, especialmente quando as datas comemorativas estão próximas e nos feriados prolongados”, disse o tenente-coronel Eduardo Alex, gerente de Planejamento e Fiscalização de Trânsito do Detran.
A campanha, promovida pelo Detran, tem propaganda na televisão, spots de rádio e outdoors espalhados por Maceió e Arapiraca com os números obtidos no último ano.
Para Marco Fireman, diretor-presidente do Detran, os números refletem os investimentos realizados e o compromisso do órgão com a redução dos sinistros envolvendo álcool e direção. “Demos uma repaginada nas ações da Lei Seca. O nosso objetivo não é multar os condutores, causar congestionamentos, nem dizer que as pessoas não podem consumir bebida alcoólica. Queremos que as pessoas tenham consciência de que essa mistura de bebida e direção é perigosa, que pode resultar em sinistros fatais. E é isso que temos visto, uma população mais consciente, que deixa o veículo em casa e vai de carro de aplicativo ou de táxi”, afirmou.
Somente neste ano de 2023, a Operação Lei Seca recebeu investimentos importantes como novos fardamentos, equipamentos e viaturas novas para dar ainda melhores condições de trabalho aos servidores civis e militares nas ações.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Nordeste
Pernambuco declara situação de emergência em 117 municípios devido à estiagem prolongada
-
No bairro da Pescaria
Homem em surto psiquiátrico é resgatado após se perder em mangue em Maceió
-
Ano decisivo
Senado terá novos líderes partidários em 2025; veja composição
-
Em Maravilha
MP denuncia suspeito de arrastar, estuprar e matar mulher a pedradas no interior do estado
-
Está em tratamento
Jovem de Maringá sente dor na nuca e perde todos os movimentos do pescoço para baixo