Alagoas
|Tremores de baixa magnitude paralisam operações em minas do Mutange
A Defesa Civil de Maceió confirmou, na manhã desta terça-feira (07), a ocorrência de dois abalos sísmicos, de baixa magnitude, na região do Mutange. Os eventos sismológicos foram registrados nessa segunda-feira (06), às 11h58 e às 13h44.
Segundo explicou a Defesa Civil, as magnitudes de 1.15 e 1.38 são consideradas baixas, sem potencial de causar danos à superfície ou serem sentidas pela população, só sendo identificadas pelos equipamentos de monitoramento. "Devido a movimentação de solo, a região está suscetível a eventos sísmicos dessa natureza. O órgão atua no monitoramento 24h por dia, acionou seus protocolos e as operações próximas às áreas foram paralisadas preventivamente", disse o órgão, em nota.
"Determinamos ainda que a Braskem repasse dados a respeito de sondagens nos locais atingidos, já que os eventos podem estar associados ao preenchimento das minas de sal-gema", enfatizou a Defesa Civil.
De acordo com relatos de moradores a que o TNH1 teve acesso, o abalo teria sido sentido entre a casa de saúde e o antigo Centro de Treinamento do CSA. Um morador, que não teve a identidade revelada, disse que trabalhadores da Braskem estavam perfurando uma sonda no momento em que houve erosão e abalo. Logo após, os funcionários teriam começado a tapar o local com concreto, para evitar que cedesse.
Confira a nota da Defesa Civil de Maceió, na íntegra:
"A Defesa Civil informa que registrou dois eventos sismológicos na área evacuada do bairro do Mutange na segunda-feira (6). O primeiro (11h58) com magnitude local de 1.15 e o segundo (13h44) com magnitude local de 1.38. São magnitudes consideradas baixas, que não tem potencial de causar danos à superfície ou serem sentidas pela população, só sendo identificadas pelos equipamentos de monitoramento. Devido a movimentação de solo, a região está suscetível a eventos sísmicos dessa natureza. O órgão atua no monitoramento 24h por dia, acionou seus protocolos e as operações próximas às áreas foram paralisadas preventivamente. Determinamos ainda que a Braskem repasse dados a respeito de sondagens nos locais atingidos, já que os eventos podem estar associados ao preenchimento das minas de sal-gema”.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Nordeste
Pernambuco declara situação de emergência em 117 municípios devido à estiagem prolongada
-
No bairro da Pescaria
Homem em surto psiquiátrico é resgatado após se perder em mangue em Maceió
-
Ano decisivo
Senado terá novos líderes partidários em 2025; veja composição
-
Em Maravilha
MP denuncia suspeito de arrastar, estuprar e matar mulher a pedradas no interior do estado
-
Está em tratamento
Jovem de Maringá sente dor na nuca e perde todos os movimentos do pescoço para baixo