Alagoas
Reitor da UFAL recebe equipe do Projeto Sorriso de Plantão e avalia apoio a Iniciativas de extensão
O ano de 2024 já se inicia com desafios para o reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo, que busca viabilizar a reforma de um trailer doado pela Polícia Militar para o projeto de extensão Sorriso de Plantão. O projeto, que leva atividades lúdicas a crianças hospitalizadas em seis hospitais públicos de Maceió, reuniu sua equipe com Tonholo nesta terça-feira (9) em busca de apoio para seus empreendimentos.
Participaram da reunião representantes do projeto, coordenadores e estudantes, junto a membros do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes e da gestão da UFAL. Entre os pedidos da equipe do Sorriso de Plantão estão a reforma do trailer destinado a ser um camarim para os estudantes se transformarem nos palhaços atuantes no Hospital Universitário da UFAL.
O reitor já encaminhou a demanda para a Pró-reitoria de Gestão Institucional e para a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) para avaliação de custos e possibilidades. Tonholo destacou a importância do projeto: "Vamos buscar a melhor forma de agilizar todo processo de reforma. Precisamos viabilizar esse projeto porque os benefícios resultantes desse projeto de extensão a gente consegue ver nos sorrisos das crianças internadas nos hospitais parceiros. Claro que vamos dar todo apoio que for possível."
Outro pedido foi a confecção do Foguete de Leitura, uma biblioteca móvel levada aos quartos onde as crianças ficam internadas. A biblioteca foi concebida pela enfermeira e professora Maria Rosa da Silva em parceria com o curso de Design da UFAL e o Laboratório de Experimentação em Design (LED).
Além dessas iniciativas, a equipe do Sorriso de Plantão planeja lançar na UFAL o documentário "Sorriso de Plantão: 21 anos de história" e um livro homônimo, ambos abordando a trajetória do projeto de extensão que tem levado alegria e sorrisos aos hospitais de Maceió. A data ainda não está definida, mas será neste primeiro semestre.
O projeto de extensão universitária Sorriso de Plantão teve início em 2002, com alunos do curso de Medicina da UFAL, inspirado nos Palhaços de Hospital do grupo Doutores da Alegria. Ao longo de 21 anos, expandiu-se para diferentes cursos e graduações, realizando atividades lúdicas nos principais hospitais de Maceió. Em dezembro passado, o projeto foi agraciado com menção honrosa pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na categoria Universidades, reconhecendo suas atividades desenvolvidas nos hospitais.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
INVESTIGAÇÃO
Gaspar mira em filho de Lula em CPMI e quer aprofundar investigação
-
Economia
Petrobras renova contratos de quase R$ 100 bi com a Braskem
-
Combate à criminalidade
Polícia apreende mais de 50 quilos de drogas após ação em Arapiraca
-
ORDENAMENTO
Projeto “Poste Limpo” avança em Maceió e remove fiação obsoleta de grandes avenidas
-
Área próxima à Praça Dois Leões
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado



