Alagoas
Janeiro Roxo em Alagoas: Sesau promove eventos para conscientização e combate à Hanseníase
Secretaria de Estado da Saúde realiza seminário e mostra de experiências exitosas para destacar a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas está intensificando esforços neste mês de Janeiro Roxo, uma campanha dedicada à conscientização sobre a hanseníase. Dois eventos significativos estão agendados: o II Seminário Estadual de Hanseníase, marcado para o dia 17, e a II Mostra de Experiências Exitosas de Hanseníase em Alagoas, agendada para o dia 31.
O seminário, a ser realizado no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), abordará o cenário epidemiológico da doença no Brasil e em Alagoas, além de discutir ações integradas e estratégias desenvolvidas pela Sesau nos 102 municípios do estado. A II Mostra de Experiências Exitosas destacará casos bem-sucedidos de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas.
As ações, promovidas pelo Programa de Vigilância e Eliminação da Hanseníase em parceria com outras áreas da Sesau, visam não apenas informar, mas também fornecer subsídios para ações eficazes. A enfermeira Rayssa Teixeira destaca o apoio aos municípios: "Estamos recebendo os cronogramas dos municípios e construindo um calendário único para que a gente se faça presente em algumas atividades. Com isso, reforçamos nossa parceria com as secretarias municipais de saúde."
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, enfatiza a importância da colaboração entre o estado e os municípios: "Estamos sempre abertos ao diálogo com todas as secretarias de saúde de Alagoas e esse canal de relacionamento nos ajuda a oferecer serviços de saúde com qualidade para todos os alagoanos."
A hanseníase, doença crônica e infectocontagiosa, é abordada nos eventos, destacando a necessidade do diagnóstico precoce. A doença tem cura e o tratamento é oferecido na rede pública de saúde, sendo fundamental para evitar incapacidades físicas. Os eventos buscam disseminar informações essenciais sobre sinais, sintomas e a importância do tratamento adequado para combater a hanseníase em Alagoas.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
INVESTIGAÇÃO
Gaspar mira em filho de Lula em CPMI e quer aprofundar investigação
-
Economia
Petrobras renova contratos de quase R$ 100 bi com a Braskem
-
Combate à criminalidade
Polícia apreende mais de 50 quilos de drogas após ação em Arapiraca
-
ORDENAMENTO
Projeto “Poste Limpo” avança em Maceió e remove fiação obsoleta de grandes avenidas
-
Área próxima à Praça Dois Leões
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado



