Alagoas

Tecnologia

Prefeitura de Maceió inova com tecnologia que transforma garrafas de vidro em areia

Iniciativa Sustentável no Festival Verão Massayó visa Ampliar Reciclagem e Beneficiar Obras na Cidade

Por Redação 22/01/2024 15h03
Prefeitura de Maceió inova com tecnologia que transforma garrafas de vidro em areia
Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), o Brasil produz mais de 8,6 bilhões de unidades de vidro anualmente, que em valores financeiros corresponde aproximadamente a R$ 120 milhões. No entanto, apenas 25% desse material, ou seja, 300 mil toneladas, são destinados à reciclagem.

Com o propósito de evitar o descarte inadequado de toneladas de vidro e aumentar a vida útil do aterro sanitário, a Prefeitura de Maceió trouxe uma tecnologia inovadora capaz de transformar garrafas de vidro em areia em apenas 3 segundos. A máquina, equipada com uma tela eletrônica que fornece instruções para seu uso, foi testada no Festival Verão Massayó e será implantada em pontos estratégicos da orla.

O material triturado será armazenado para uso em obras estruturantes na cidade, como construções e pavimentações, essa ideia tem o potencial de gerar economia e fortalecer os esforços de preservação ambiental.

Kedyna Tavares, diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Alurb, destaca o compromisso com o meio ambiente, ela afirma que "as garrafas, que poderiam degradar o meio ambiente com o descarte irregular, agora terão um destino correto, contribuindo diretamente com a economia e desenvolvimento do município."

O secretário de infraestrutura de Maceió, Lívio Lima, enfatiza que a iniciativa é um marco para a cidade e oferece uma alternativa sustentável e econômica para a construção civil. "Estamos estudando a possibilidade de utilizar esse material, reduzindo o impacto ambiental do descarte dessas garrafas de vidro", afirma Lima.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu