Alagoas
Secretaria Municipal de Saúde de Maceió cria núcleo para ajudar servidores a deixarem de fumar
Para ter acesso ao tratamento, o servidor da saúde não precisa de encaminhamento médico
O tabagismo tem sido identificado como um fator de risco para uma variedade de doenças, incluindo enfermidades respiratórias crônicas, cardiovasculares e transmissíveis, como a tuberculose. Em resposta a essa preocupação de saúde pública, a cidade de Maceió tem liderado esforços nos últimos dez anos para combater esse problema por meio dos Núcleos de Cessação ao Tabagismo, disponíveis para todos os cidadãos. Agora, um novo marco é estabelecido com a criação do Núcleo de Cessação ao Tabagismo exclusivo para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promovido pelo Serviço de Atenção à Saúde do Servidor (Sass).
O lançamento desse serviço é uma resposta direta ao notável número de servidores da saúde que são fumantes, visando reduzir a prevalência do tabagismo nesse grupo específico e, consequentemente, mitigar os problemas de saúde associados ao hábito de fumar. Segundo André Oliveira, coordenador do Sass, "Nosso papel sempre será viabilizar o acesso a serviços que possam colaborar para a promoção e prevenção da saúde do servidor da saúde para que ele possa cuidar da população com o maior bem-estar possível".
O tratamento oferecido segue a metodologia recomendada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), com diretrizes estabelecidas pelo Programa de Cessação ao Tabagismo do município. Durante um ano, os servidores têm acesso a reuniões periódicas e o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo, nutricionista, educador físico e fisioterapeuta. Além disso, são avaliados por profissionais médicos para determinar a necessidade de medicamentos que possam auxiliar na cessação do vício.
Para ter acesso ao tratamento, os servidores da saúde não necessitam de encaminhamento médico. Basta dirigir-se ao Sass, localizado nas salas 105 e 106 da SMS, portando RG e cartão do SUS para fazer o cadastro. O Serviço de Atenção à Saúde do Servidor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (82) 3312-5494 ou pelo e-mail [email protected].
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Improcedente
STF anula ação de Rachel Sheherazade e SBT não precisa pagar indenização
-
PC investiga
Caminhoneiro desaparecido há 12 dias em Alagoas é encontrado vivo no HGE
-
Em meio às negociações
Correios registram paralisação parcial em nove estados durante negociação trabalhista
-
Ação integrada
Operação Casmurro desarticula organização criminosa ligada ao tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
-
Fim de ano
DMTT destaca a importância da cadeirinha infantil nas viagens de fim de ano



