Alagoas

Caso Braskem

Braskem questionada sobre segurança após incidente em Mina

Parecer técnico levanta dúvidas sobre informações fornecidas pela Braskem e aponta necessidade de esclarecimentos após incidente na frente de lavra M#18.

Por Redação com Agência Brasil 01/02/2024 17h05
Braskem questionada sobre segurança após incidente em Mina
Foto: MST/ Movimento dos Povos das Lagoas

Parecer técnico recente  da Agência Nacional de Mineração (ANM) levanta questionamentos sobre a precisão das informações fornecidas pela petroquímica Braskem em relação ao fechamento das frentes de extração e remoção de sal-gema em Maceió. Após o incidente na frente de lavra M#18 em novembro de 2023, a ANM destaca a necessidade de esclarecimentos sobre o critério utilizado para avaliação de riscos.

O documento aponta que a ocorrência na M#18, conhecida como mina nº 18, foi inesperada, indicando que as informações fornecidas pela Braskem anteriormente "não se mostraram precisas". Os técnicos do grupo de trabalho responsável pela análise dos documentos afirmam que a possibilidade de sinkhole (afundamento) era considerada remota, mas a ocorrência surpreendente indica instabilidade.

Diante disso, a ANM sugere à Braskem a apresentação de um relatório sobre as causas e consequências do rompimento na M#18, além da análise de risco de eventos semelhantes em outras áreas monitoradas. O grupo técnico também propõe cobranças à empresa, incluindo uma justificativa técnica para não iniciar o preenchimento de outras frentes de lavra e um cronograma de fechamento das frentes ainda não definidas.

Consultada, a Braskem afirma que responderá ao parecer no prazo solicitado e destaca que mantém uma rede de monitoramento robusta e moderna, compartilhando dados em tempo real com os órgãos competentes. A empresa assegura que está adotando medidas para o fechamento definitivo dos poços de sal, com previsão de conclusão para meados de 2025.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu