Alagoas
Sábado de Zé Pereira na Rua Sol Nascente
Carnaval na periferia de Maceió ganha vida com o Bloco do Bôbo, uma celebração que vai além da festa, abraçando a cultura afro-brasileira e levantando a voz contra o crime socioambiental.
O bairro Bom Parto, em Maceió, se prepara para uma explosão de alegria e resistência no próximo sábado de Zé Pereira. A Rua Sol Nascente será palco do Bloco do Bôbo, uma iniciativa do Instituto Quintal Cultural que, há 23 anos, mantém viva a tradição da celebração popular no Bom Parto e Brejal.
A partir das 14h do dia 10 de fevereiro, a Rua Sol Nascente será tomada por cores vibrantes e muita animação, à medida que os moradores e convidados especiais se unem ao Bloco do Bôbo para uma festa única. O evento não se limita à folia, mas também abraça a importância do Repasse de Saberes através do Mestre Severino "O Bôbo", que, por meio da arte do boneco, compartilha conhecimentos ancestrais essenciais para a comunidade.
A celebração vai além da música e da dança, incluindo uma roda de diálogos com temas como "Memórias Contemporâneas do Carnaval de Rua de Maceió" e políticas culturais, empregabilidade e desenvolvimento econômico. Participam da roda representantes de organizações como Pedro Verdino (Escritório Alagoas do Ministério da Cultura), Quintal Cultural, Bloco do Bobo, Movimento dos Povos das Lagoas e Sururu da Lama.
Além de toda a festividade, o Bloco do Bôbo levanta uma pauta essencial para a sociedade alagoana: o crime socioambiental da Braskem. A gigante petroquímica brasileira protagonizou um dos maiores desastres socioambientais em área urbana do mundo, afetando bairros como Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Levada.
Mais de 40 mil famílias foram impactadas, obrigadas a deixar seus lares devido à exploração desenfreada de sal-gema pela empresa. A comunidade enfrenta perdas materiais, insegurança, problemas psicológicos e a ruptura de laços sociais.
A programação do dia promete uma diversidade de atrações, incluindo Zeza do Coco, Poesia Musicada no Pandeiro, Afrodendê, Orquestra de Frevo Frevarte, Batuque Mundaú, Boi Força Bruta, Chico Jamaica, Só vai quem Bebe, Sururu da Lama, Banda de Pife Fulô da Chica Boa, Banda de Pife São José e Banda de Pife Sagrado Coração de Jesus. Esses grupos e blocos se reunirão em frente ao Quintal Cultural para fazer ecoar um grito necessário: #BraskenCriminosa!! #nossasvidasimportam!!! A sua presença é fundamental para fortalecer esse grito de resistência!
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
INVESTIGAÇÃO
Gaspar mira em filho de Lula em CPMI e quer aprofundar investigação
-
Economia
Petrobras renova contratos de quase R$ 100 bi com a Braskem
-
Combate à criminalidade
Polícia apreende mais de 50 quilos de drogas após ação em Arapiraca
-
ORDENAMENTO
Projeto “Poste Limpo” avança em Maceió e remove fiação obsoleta de grandes avenidas
-
Área próxima à Praça Dois Leões
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado



