Alagoas

Fiscalização

Defesa Civil de Maceió faz atuação efetiva nos casos de incêndio

Órgão municipal intensifica ações preventivas e de segurança após recorrentes ocorrências na capital alagoana.

Por Redação 10/02/2024 10h10
Defesa Civil de Maceió faz atuação efetiva nos casos de incêndio
Foto: Marcelle Limeira/Ascom Defesa Civil de Maceió

A Defesa Civil de Maceió está intensificando suas ações diante dos frequentes casos de incêndios na capital alagoana. Em 2023, foram registradas 23 ocorrências ao longo do ano, e somente em janeiro de 2024, já foram contabilizados 12 casos. O Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AL) aciona a Defesa Civil Municipal, que desempenha um papel crucial no manejo inicial dessas situações.

O coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, destaca a importância do primeiro momento de atuação: "Esse primeiro momento é muito importante, para delimitar o perímetro de atuação do bombeiro e também avaliar de forma preliminar a estrutura, para identificar se há o risco de um desabamento iminente."

Durante o combate total ao incêndio, a Defesa Civil auxilia no isolamento da área e verifica as residências e comércios vizinhos ao local atingido. Após o controle da situação, os agentes realizam uma nova vistoria, tanto no local afetado quanto nas proximidades.

O engenheiro civil da Defesa Civil, Júlio Normande, explica que é necessário um período mínimo de 24 horas para a segunda vistoria: "Esse tempo serve para que as paredes da estrutura esfriem pois, posteriormente podem apresentar consequências como rachaduras e fissuras decorrentes do calor do incêndio."

Quando a Defesa Civil Municipal identifica patologias que comprometem a estrutura do local, o imóvel é interditado, só podendo ser liberado após apresentação de um laudo de um profissional habilitado pelo proprietário, garantindo a segurança estrutural.

Nos casos em que há rachaduras e fissuras que comprometem seriamente a estrutura, a recomendação é a demolição iminente. O coordenador-geral destaca: "A gente atua diretamente com a prevenção de riscos e, essas vistorias são necessárias para que a vida das pessoas sejam salvaguardadas. É um trabalho em conjunto para um fim comum."

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu