Alagoas

Vacinação em Maceió

SMS garante imunização contra Raiva Humana

Além da tradicional vacinação anual em cães e gatos, Secretaria de Saúde de Maceió oferece imunização contínua para prevenir a transmissão do vírus da raiva em humanos, direcionada a casos de acidentes e profissionais expostos.

Por Redação 11/02/2024 10h10
SMS garante imunização contra Raiva Humana
Foto: Secom Maceió

A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) reforça seu compromisso com a saúde animal e humana ao disponibilizar, ao longo do ano, a vacina contra a transmissão do vírus da raiva para pessoas que sofrem acidentes com animais, como mordeduras ou arranhões com risco de infecção. Além disso, profissionais com exposição permanente ao vírus durante suas atividades ocupacionais também são contemplados por essa medida preventiva.

A imunização é destinada a profissionais como médicos-veterinários, zootecnistas, biólogos, estudantes envolvidos em captura ou manejo de animais, além de funcionários de zoológicos, parques ambientais e laboratórios especializados. Anteriormente disponível apenas em unidades de referência do estado, a vacina já pode ser acessada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em diversas unidades em Maceió.

As unidades de saúde que oferecem a vacina são:

UDA PAULO OLIVEIRA COSTA - Cesmac (Rua Radialista Odete Pacheco, s/n - Farol);
USF NOVO MUNDO (Travessa Boa Esperança, nº 30 – Novo Mundo);
UDA PROFESSOR GILBERTO DE MACEDO - UFAL (Av. Lourival Melo Mota, s/n – Campus A. C. Simões – Tabuleiro);
UDA JOSÉ LAGES FILHO - Unima (Área interna da antiga Unit – Cruz das Almas).

Eunice Amorim, coordenadora técnica de Imunização de Maceió, enfatiza a importância do atendimento imediato em casos de acidentes com animais: "O primeiro atendimento ao usuário continuará sendo realizado pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Galba Novaes (Tabuleiro) e Ismar Gatto (Jacintinho), além do Ambulatório 24 horas Noélia Lessa (Levada), devido ao caráter de urgência do atendimento".

Para os profissionais com exposição permanente ao vírus da raiva, a imunização requer a apresentação de documentos que comprovem a atividade ocupacional, como declaração do serviço ou contracheque. Estudantes também devem fornecer Termo de Compromisso de Estágio ou declaração da instituição de ensino, com a retenção dos documentos no local da imunização.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu