Alagoas
Fiscalização intensa na APA de Murici revela infrações ambientais
Instituições unem esforços para preservar a maior unidade de conservação de Alagoas.
A 26ª edição da Operação Curupira, realizada pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA-AL) e coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), aplicou R$134,5 mil em autos de infrações nos municípios que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) e a Estação Ecológica (ESEC) de Murici. As ações, que visam preservar a rica biodiversidade da região, ocorreram entre 23 de fevereiro e 4 de março.
Durante a operação, foram encontradas 351 aves, seis carcaças de animais silvestres, incluindo duas pacas e dois quandu-mirim (espécie ameaçada de extinção), um teiú e um porco do mato caititu. Adicionalmente, foram apreendidas quatro espingardas, três armadilhas para tatus e 32 armadilhas de disparos, conhecidas como canos, resultando em 17 autos de infração por crimes contra a fauna.
A APA de Murici, considerada a maior unidade de conservação do estado em extensão e número de municípios abrangidos, cobre uma área de 132.833 hectares, incluindo os municípios de Murici, Messias, Flexeiras, Joaquim Gomes, Colônia Leopoldina, Ibateguara e União dos Palmares. A ESEC de Murici, por sua vez, corta os municípios de Flexeiras, Messias e Murici, ocupando 6.116 hectares.
O IMA reforça a importância da colaboração da população na preservação ambiental. Infrações podem ser denunciadas por meio do aplicativo IMA Denuncie, disponível para download nas principais plataformas, e pelos números telefônicos do Batalhão de Polícia Ambiental (82) 98833-5879 e ICMBio (81) 99147-6666.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
INQUÉRITO
Operação Overclean investiga várias emendas para obra no interior de AL
-
Edição extraordinária do DOM
Educação de Maceió convoca mais 44 professores aprovados em PSS
-
Economia
Economia Solidária de Maceió cresce 50% com turismo e eventos na cidade
-
Economia
Sedics amplia ações e consolida agenda econômica em Alagoas ao longo de 2025
-
Novos sons e significados
Coral Canto da Gente leva acolhimento e humanização ao Hospital da Cidade, em Maceió



