Alagoas
Arapiraca é reconhecida como "Cidade Arborizada" pela ONU
Município alagoano se destaca nas políticas de sustentabilidade e se une a outras capitais nordestinas no seleto grupo das Tree Cities.
Arapiraca, situada no coração de Alagoas, celebra a conquista do cobiçado selo de Tree Cities, uma honraria concedida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Arbor Day Foundation, em reconhecimento às notáveis políticas municipais de sustentabilidade.
O município alagoano agora se destaca como o 21º no Brasil, o pioneiro em Alagoas e o quarto na região Nordeste a obter essa distinção, unindo-se a outras capitais como Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Recife (PE).
"Arapiraca leva o nome de uma importante árvore do nosso bioma, a Caatinga, e nada mais junto do que fortalecer não só essa espécie, mas também as demais que fazem parte dele", destacou Rosa Lira, secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.
Essa conquista é resultado de ações abrangentes em prol da sustentabilidade em todo o município, com destaque para os projetos "Arapiraca Verde" e "Arborômetro". O primeiro possibilitou o plantio de 25 mil árvores, enquanto o segundo, um banco de dados, contribui para o controle da diversidade de espécies na região, incluindo mudas nativas e não nativas do bioma do Agreste do Estado de Alagoas, a Caatinga.
Recentemente, a Área de Preservação Ambiental do Bairro Olho D’água dos Cazuzinhas foi nomeada como APA Jurema, uma espécie que compõe a rica flora da região onde Arapiraca está inserida.
Além disso, iniciativas como o Programa Renasce, que visa a recuperação de nascentes urbanas e suas respectivas matas ciliares, e o Censo Arbóreo, para contabilizar as árvores em espaços públicos, estão sendo organizadas, reforçando o compromisso da cidade com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
INQUÉRITO
Operação Overclean investiga várias emendas para obra no interior de AL
-
Edição extraordinária do DOM
Educação de Maceió convoca mais 44 professores aprovados em PSS
-
Economia
Economia Solidária de Maceió cresce 50% com turismo e eventos na cidade
-
Economia
Sedics amplia ações e consolida agenda econômica em Alagoas ao longo de 2025
-
Novos sons e significados
Coral Canto da Gente leva acolhimento e humanização ao Hospital da Cidade, em Maceió



