Alagoas

Saúde

Estudo internacional no HMA trás avanços na reabilitação de vítimas de AVC

Hospital Metropolitano de Alagoas integra pesquisa global sobre mobilização precoce para pacientes de Acidente Vascular Cerebral.

Por Redação 08/03/2024 15h03
Estudo internacional no HMA trás avanços na reabilitação de vítimas de AVC
Foto: Anderson Oliveira / Ascom Sesau

O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, assume papel de destaque ao participar do estudo internacional Avert Dose, promovido pelo The Florey Institute, da Austrália. A pesquisa visa identificar a dose ideal de mobilização precoce para pacientes na fase aguda do Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico, e conta com a colaboração das equipes de Fisioterapia e Enfermagem do HMA, lideradas pela professora Jussara Baggio, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A Unidade de AVC do HMA já incluiu seis pacientes no estudo, que se encaixaram nos critérios preestabelecidos. Em 2023, o hospital atendeu 465 pacientes na Unidade de AVC, e nos dois primeiros meses de 2024, foram realizados 56 atendimentos. A expectativa é concluir o estudo até o final deste ano.

O Avert Dose, conduzido em mais de 50 hospitais ao redor do mundo, incluirá cerca de 2.500 pacientes. No Brasil, apenas oito centros participam, sendo o HMA um deles. A pesquisa busca estabelecer o melhor programa de treinamento de mobilidade precoce para vítimas de AVC isquêmico com gravidade leve e moderada.

José Paulo Batista da Silva, aposentado de 68 anos e vítima de AVC, expressou sua satisfação com o tratamento recebido no HMA. "Estou saindo de alta, mas continuarei vindo para o ambulatório, conforme a equipe me explicou. A reabilitação continua, apesar de sair praticamente sem sequelas."

Outro paciente, José Pedro dos Santos, de 70 anos, destaca a importância da equipe do hospital em sua recuperação. "Só quem teve um AVC sabe o medo e angústias vividas antes do tratamento. Fiquei muito assustado, foi aqui neste hospital e com essa equipe que me acalmei. Com a ajuda de Deus, eles me devolveram a vida."

A coordenadora de Reabilitação do HMA, Lucymilla Santos, ressalta a relevância da participação do hospital na pesquisa. "A conclusão desse estudo vai melhorar o processo de recuperação dos pacientes com AVC a longo prazo, minimizando sequelas e dando muito mais qualidade de vida ao paciente. Quando o estudo terminar, poderemos determinar o melhor protocolo para ser implementado em hospitais a nível mundial e isso é magnífico."

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu