Alagoas
Estudo internacional no HMA trás avanços na reabilitação de vítimas de AVC
Hospital Metropolitano de Alagoas integra pesquisa global sobre mobilização precoce para pacientes de Acidente Vascular Cerebral.
O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, assume papel de destaque ao participar do estudo internacional Avert Dose, promovido pelo The Florey Institute, da Austrália. A pesquisa visa identificar a dose ideal de mobilização precoce para pacientes na fase aguda do Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico, e conta com a colaboração das equipes de Fisioterapia e Enfermagem do HMA, lideradas pela professora Jussara Baggio, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
A Unidade de AVC do HMA já incluiu seis pacientes no estudo, que se encaixaram nos critérios preestabelecidos. Em 2023, o hospital atendeu 465 pacientes na Unidade de AVC, e nos dois primeiros meses de 2024, foram realizados 56 atendimentos. A expectativa é concluir o estudo até o final deste ano.
O Avert Dose, conduzido em mais de 50 hospitais ao redor do mundo, incluirá cerca de 2.500 pacientes. No Brasil, apenas oito centros participam, sendo o HMA um deles. A pesquisa busca estabelecer o melhor programa de treinamento de mobilidade precoce para vítimas de AVC isquêmico com gravidade leve e moderada.
José Paulo Batista da Silva, aposentado de 68 anos e vítima de AVC, expressou sua satisfação com o tratamento recebido no HMA. "Estou saindo de alta, mas continuarei vindo para o ambulatório, conforme a equipe me explicou. A reabilitação continua, apesar de sair praticamente sem sequelas."
Outro paciente, José Pedro dos Santos, de 70 anos, destaca a importância da equipe do hospital em sua recuperação. "Só quem teve um AVC sabe o medo e angústias vividas antes do tratamento. Fiquei muito assustado, foi aqui neste hospital e com essa equipe que me acalmei. Com a ajuda de Deus, eles me devolveram a vida."
A coordenadora de Reabilitação do HMA, Lucymilla Santos, ressalta a relevância da participação do hospital na pesquisa. "A conclusão desse estudo vai melhorar o processo de recuperação dos pacientes com AVC a longo prazo, minimizando sequelas e dando muito mais qualidade de vida ao paciente. Quando o estudo terminar, poderemos determinar o melhor protocolo para ser implementado em hospitais a nível mundial e isso é magnífico."
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
CRIME EM ARAPIRACA
Justiça concede liberdade à médica acusada de assassinar o ex-marido
-
De 17 a 19 de dezembro
Prefeitura de Maceió abre inscrições para atuação de ambulantes no Réveillon 2026
-
Atenção, consumidor
Procon Maceió divulga pesquisa de preços dos itens da ceia natalina
-
Em 7 meses
Programa Olhar da Gente já realizou mais de 4 mil cirurgias de catarata no Hospital da Cidade
-
Política
Renan chama de farsa suposta negociação do governo envolvendo PL da Dosimetria



