Alagoas
Proposta da Uncisal e Uneal é aprovada pelo Programa
Iniciativa selecionada em Alagoas visa integrar educação, serviço e comunidade na valorização das trabalhadoras da saúde.
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde: Equidade) anunciou os 150 projetos selecionados para a 11ª edição da iniciativa, focada na qualificação da integração entre ensino, serviço e comunidade. A proposta da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) foi aprovada e será desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió, abordando a valorização das trabalhadoras no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
As atividades do projeto PET-Saúde: Equidade abordarão questões de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e pessoas com deficiências. A temática está alinhada com o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS, contemplando também aspectos relacionados à saúde mental e violências no ambiente de trabalho na saúde.
"O projeto visa melhorar o acesso, a valorização e o acolhimento das pessoas de grupos vulneráveis em suas próprias identidades", destacou a tutora do projeto pela Uncisal, professora Lucélia Hora. Ela enfatizou a participação de 10 preceptores, 10 tutores docentes, 40 estudantes das duas Instituições de Ensino Superior (IES) proponentes e 1 vaga para apoiadores voltada para projetos e grupos sociais.
A Uncisal tem participado das iniciativas do PET-Saúde desde 2009, com projetos que influenciaram positivamente a formação e a prática na universidade. A professora Lucélia Hora ressaltou a importância de incorporar o tema da equidade no SUS nos currículos e na formação dos profissionais de saúde, visando o respeito às diferenças.
As atividades do PET-Saúde Equidade começarão em maio, com um processo seletivo para os estudantes da Uncisal e Uneal participarem da iniciativa.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Regime de urgência
Venezuela aprova lei para proteger navegação e comércio e prevê até 20 anos de prisão
-
Semana do Natal
Secretaria de Fazenda retorna com o atendimento ao público na sexta (26)
-
Baixa de Pedra
Homem é morto a golpes de madeira durante confusão em bar de Anadia
-
MACEIÓ
Após incêndio, JHC anuncia obras do novo Mercado da Produção
-
7º do ranking de dez países
Crescem denúncias de abuso sexual infantil no Brasil online e país entra para ranking



