Alagoas

Liberdade Religiosa

Projeto 'Caravana em Defesa da Liberdade Religiosa' chega à comunidade quilombola Oiteiro

Iniciativa promovida pelo TJ/AL e Prefeitura de Penedo visa conscientização e combate ao racismo.

Por Redação 16/04/2024 15h03
Projeto 'Caravana em Defesa da Liberdade Religiosa' chega à comunidade quilombola Oiteiro
Foto: Adeildo Lobo/TJ Alagoas

Com o apoio da Prefeitura de Penedo, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) levou à comunidade remanescente quilombola Oiteiro, localizada na zona urbana do município, o Projeto Caravana em Defesa da Liberdade Religiosa. A ação, que começou na Praça Monsenhor Odilon Lobo, tem como objetivo conscientizar sobre o respeito ao credo religioso e combater o racismo.

Na estrutura montada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH), representantes do Poder Judiciário e a comunidade trocaram experiências sobre o direito constitucional à liberdade religiosa.

No segundo dia, a maior área de convívio social do Oiteiro recebeu um mutirão de serviços gratuitos, com a participação do TRE, TRT e Defensoria Pública. Foram expedidos 130 carteiras de identidade (RG), 90 títulos de eleitor e realizados 90 atendimentos da Defensoria Pública Estadual, além de três audiências trabalhistas.

Valdeci Soares, beneficiária da ação, expressou sua satisfação: “Vim tirar meu registro, meu título e o RG dos meus dois filhos. Hoje está sendo uma oportunidade maravilhosa de tirar toda a documentação pertinho de casa”.

O adolescente Felipe Gabriel Santos, de 16 anos, destacou a facilidade de poder votar nas próximas eleições municipais: “Vim tirar o título de eleitor, estava ansioso para poder votar e fazer isso aqui, perto de casa, facilita demais”.

Além disso, a Secretaria Municipal de Assistência Social proporcionou atendimentos relacionados ao Programa Bolsa Família e atividades na Tenda Pipe (Primeira Infância de Penedo), bem como apoio na emissão gratuita de documentos, com serviços de fotocópia e fotografia.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu