Alagoas

Contra à Gripe

Dia D da Vacinação contra Influenza em Penedo

Prefeitura organiza evento para imunizar grupos prioritários contra a gripe.

Por Redação 17/04/2024 13h01
Dia D da Vacinação contra Influenza em Penedo
Foto: Gabriela Flores – jornalista e social midia SEMS

A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), está preparando o Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Influenza, marcado para sábado, 20 de abril. Onze postos de saúde estarão disponíveis para a imunização, destinada às pessoas dos grupos prioritários.

A campanha segue as diretrizes da Instrução Normativa nº 261 da Anvisa, que estabelece que as vacinas influenza trivalentes utilizadas no Brasil devem conter três tipos de cepas de vírus: H1N1, H3N2 e linhagem B/Victoria.

Segundo a secretária de saúde, Maria Oliveira, é essencial que as pessoas dos grupos prioritários se vacinem: “A vacinação é uma medida fundamental para prevenir a gripe e suas complicações, especialmente em grupos de risco, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas”.

Os postos de saúde estarão preparados para receber a população e garantir a aplicação das vacinas de forma segura e organizada. Para Maria Oliveira, a participação da comunidade é fundamental para o sucesso da campanha: “Contamos com a colaboração de todos para que possamos proteger nossa comunidade contra a gripe”.

Os grupos prioritários incluem crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

A vacinação contra a influenza é uma importante estratégia de saúde pública para reduzir as complicações decorrentes da gripe e evitar sobrecarga nos serviços de saúde.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu