Alagoas

Deslizamentos

Defesa Civil de Maceió atende 42 ocorrências devido às chuvas

Coordenação alerta para risco de deslizamentos de terra e pede cuidado.

Por Redação com Site* 20/04/2024 11h11
Defesa Civil de Maceió atende 42 ocorrências devido às chuvas
Foto: Reprodução Internet

A Defesa Civil de Maceió atualizou na noite desta sexta-feira (19) o número de ocorrências atendidas nas últimas 24 horas em decorrência das chuvas na cidade. O total de chamados subiu de 23 para 42, com a continuidade do tempo chuvoso que afeta a maioria dos bairros da capital alagoana. Apesar do alto volume de chuvas, não houve vítimas de desastres naturais, e duas casas desabaram parcialmente.

Abelardo Nobre, coordenador da Defesa Civil Municipal, explicou em entrevista ao programa Cidade AL, da TV Pajuçara/Record, que os moradores das residências que desabaram conseguiram sair a tempo, evitando ferimentos.

"Desde às 4h da manhã, estamos trabalhando intensamente. Atualizamos o número para 42 ocorrências nesta noite, grande parte delas por deslizamento de terra. Emitimos um alerta pela manhã sobre a possibilidade desses eventos, mas, felizmente, não houve vítimas fatais. Os moradores saíram das duas residências que sofreram danos na Grota do Rafael, evitando maiores riscos", disse Nobre.

O coordenador também alertou para a possibilidade de novos deslizamentos de terra caso as chuvas persistam nas próximas horas. "A continuidade de chuvas de 10, 15 ou 20 milímetros pode aumentar o risco de deslizamentos. Pedimos à população que, em caso de inclinação de postes ou árvores, ou registro de rachaduras em casas, entre em contato conosco pelo número 199 e se dirija a um local seguro", ressaltou.

Nobre destacou as ações de resposta e prevenção que a Defesa Civil está conduzindo, como acolher pessoas afetadas e retirar moradores de áreas críticas. "Assim que o tempo se estabilizar, voltaremos aos trabalhos preventivos, como desobstrução de galerias pluviais, limpeza de canais e colocação de lonas."

Por fim, o coordenador observou que, apesar das chuvas acima da média para abril, o número de ocorrências e vítimas foi menor em comparação com anos anteriores. "A média esperada para o mês é de 194 milímetros, mas já registramos 207 milímetros. Nas últimas 24 horas, foram 108 milímetros de chuva e 42 ocorrências atendidas. Isso reflete o sucesso do trabalho preventivo, que deve ser intensificado para trazer mais segurança e menos transtornos à população."

*TNH1

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu