Alagoas

Política

PL propõe que mulheres cuidem de crianças em escolas de ensino infantil

Deputado alega proteger crianças e homens com proposta que visa limitar cuidados íntimos aos profissionais femininos.

Por Redação 22/04/2024 13h01
PL propõe que mulheres cuidem de crianças em escolas de ensino infantil
deputado estadual Mesaque Padilha (União Brasil) diz ter recebido relatos de pais preocupados com seus filhos. - Foto: Cortesia

Um projeto de lei foi apresentado na Assembleia Legislativa de Alagoas solicitando que, na educação infantil, os cuidados íntimos com as crianças sejam realizados exclusivamente por profissionais do sexo feminino. A proposta é de autoria do deputado estadual Mesaque Padilha (União Brasil) e engloba cuidados como banhos, troca de fraldas, roupas e auxílio para utilização do banheiro.

Padilha destacou que o objetivo do projeto não é criar discriminação ou estigmatizar homens como abusadores. "Sabemos que há homens e mulheres abusadoras, sendo certo que os abusos não se restringem ao âmbito sexual. No entanto, os registros de estupros de vulneráveis mostram autores do sexo masculino. O projeto busca, portanto, proteger os homens e, evidentemente, as crianças", afirmou o parlamentar.

Nos primeiros quatro meses de 2023, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania registrou 69.300 denúncias e 397 mil violações de direitos humanos de crianças e adolescentes. Destas, 9.500 denúncias e 17.500 violações envolvem violências sexuais físicas.

Apesar de a proposta do deputado visar prevenir abusos nas escolas por parte de homens responsáveis pelos cuidados íntimos das crianças, os dados do Ministério apontam que a casa das vítimas é o principal cenário da violência, geralmente cometida por familiares ou amigos da família. Além disso, foram registradas 763 denúncias e 1.400 violações ocorridas na internet.

O projeto de lei seguirá agora para as comissões competentes para avaliação.

Leia o projeto: https://acesse.one/XClW0

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu