Alagoas

Educação

Alagoas registra maior Ideb da história, mas Maceió fica abaixo da média

Governador ressalta compromisso com educação enquanto a capital apresenta desempenho abaixo do esperado.

Por Redação 22/04/2024 13h01
Alagoas registra maior Ideb da história, mas Maceió fica abaixo da média
Foto: Pei Fon / Agência Alagoas

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, apresentou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira (22), ao lado da secretária de Educação, Roseane Vasconcelos, e do deputado federal Rafael Brito. O estado atingiu as maiores notas de sua história no Ideb, destacando-se pelo crescimento expressivo nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, bem como no Ensino Médio.

Os dados apresentados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) indicam que Alagoas registrou sua maior nota no Ideb para o Ensino Médio, com média de 3,9. Desde 2005, quando a nota era de 2,8, houve um avanço significativo.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental (5º ano), a nota dobrou de 2,4 em 2005 para 5,5 em 2023, enquanto os anos finais (9º ano) viram um crescimento de 110%, passando de 2,3 para 4,8 no mesmo período.

Investimentos em Educação


O governador Paulo Dantas destacou o compromisso contínuo com a melhoria da qualidade educacional em Alagoas. "Ainda temos muito a fazer, mas esses resultados são um testemunho dos esforços do Governo de Alagoas e do impacto positivo de nossos programas estaduais. Anualmente, investimos mais de R$ 1 bilhão apenas em educação, o que nos posiciona como referência e faz com que nossos programas sejam replicados pelo Governo Federal, beneficiando jovens de todo o país", afirmou.

Ele também mencionou a evolução de Alagoas desde 2011, quando o estado tinha a pior educação do Brasil, até a terceira melhor do Nordeste e a décima quarta do país atualmente.

Celebrando Avanços


Roseane Vasconcelos, secretária de Educação, expressou otimismo sobre o cenário educacional em Alagoas e destacou a importância de programas governamentais como Cartão Escola 10, Escola 10, Daqui Pro Mundo, entre outros. Vasconcelos também ressaltou as parcerias com os institutos Sonho Grande, Gesto e Natura para continuar elevando o padrão da educação.

Abaixo da média estadual


Apesar dos avanços, o governador Paulo Dantas lamentou que a capital Maceió tenha obtido uma nota abaixo da média estadual, impactando negativamente o desempenho geral do estado. "Infelizmente, Maceió não acompanhou a média do estado e ficou abaixo", disse o governador. "Se o desempenho fosse melhor, nossa média teria sido ainda mais alta."

Também participaram da coletiva os secretários Joaldo Cavalcante (Comunicação), Vitor Pereira (Governo), Felipe Cordeiro (Gabinete Civil), Deputado Federal Rafael Brito e o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), prefeito Hugo Wanderley.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu