Alagoas

Saúde Alerta

Secretaria de Saúde orienta sobre prevenção de cólera em Alagoas

Medidas de higiene e saneamento são essenciais para evitar surtos da doença no estado.

Por Redação 22/04/2024 16h04
Secretaria de Saúde orienta sobre prevenção de cólera em Alagoas
Foto: Carla Cleto - Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) orienta a população de Alagoas sobre as medidas necessárias para prevenir surtos de cólera no estado. Segundo o Ministério da Saúde (MS), a doença voltou a ser registrada no Brasil após 18 anos sem diagnósticos positivos, com a confirmação de um caso em Salvador (BA). Em Alagoas, não há registros de casos autóctones desde 2001, ou seja, de pacientes que contraíram a doença na própria cidade.

A cólera é uma infecção intestinal aguda transmitida por alimentos e água contaminados com fezes. A doença está ligada à higiene e ao saneamento básico. Pode se manifestar de forma assintomática ou grave, com diarreia aquosa profusa, vômitos, dor abdominal e cãibras. Sem tratamento, pode levar a graves complicações ou óbito.

Monitoramento e Prevenção


A gerente de Vigilância e Controle de Doenças Transmissíveis da Sesau, enfermeira Waldineia Silva, destaca que o estado realiza monitoramento semanal para controle da doença. "Coletamos amostras de fezes para análise no Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) a fim de identificar o agente patológico da doença. O controle é realizado por meio do diagrama de controle, que indica o risco de surto em cada município", explicou.

Waldineia enfatiza que a cólera é transmitida pela ingestão de água ou alimentos contaminados e pelo contato direto com pessoas ou objetos infectados. O tratamento consiste na administração oral de líquidos, soro caseiro ou soluções reidratantes. "A hidratação efetiva é fundamental para evitar que a doença evolua para um quadro grave e potencialmente fatal", afirmou.

Medidas de Higiene


Para prevenir a cólera, Waldineia Silva destaca a importância de seguir práticas simples de higiene, como lavar bem as mãos antes e depois de ir ao banheiro, lavar os alimentos adequadamente e evitar comer alimentos crus. Também é recomendado higienizar as mãos após o uso de transporte público e desinfetar frutas e verduras com hipoclorito.

Ao seguir essas orientações, a população pode contribuir para a prevenção da cólera em Alagoas e evitar o ressurgimento da doença no estado.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu