Alagoas

Serviço Público

Base de Atendimento do Bom Parto beneficia milhares de moradores

Serviços públicos atendem população afetada por afundamento de solo

Por Redação 02/05/2024 16h04
Base de Atendimento do Bom Parto beneficia milhares de moradores
Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió

A Base de Atendimento do Bom Parto realizou mais de 42 mil atendimentos entre dezembro e abril, beneficiando moradores das áreas afetadas pelo afundamento do solo nas regiões vizinhas. A iniciativa, que reúne diversas secretarias da Prefeitura de Maceió, foi criada para suprir as necessidades da comunidade, que enfrentava dificuldades para acessar serviços públicos devido aos impactos da mineração.

As secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Mulher e Cidadania, Bem-Estar Animal, Defesa Civil, Ação Cultural e Esportes oferecem atendimentos diários, de segunda a sexta-feira, transformando a realidade do bairro.

Josileide Ferreira, moradora da região e pessoa com deficiência, destacou a importância da Base. "Tem sido muito útil, porque tínhamos que gastar com transporte e estava ficando difícil. A grande vantagem é não precisar me deslocar muito, especialmente por ser deficiente", afirmou.

Um dos serviços mais procurados é a castração de cães e gatos, oferecida pela Secretaria Extraordinária de Bem-Estar Animal (Sebema). As cirurgias são realizadas pela manhã, de segunda a quinta-feira, com agendamento prévio após triagem e avaliação inicial. Cães e gatos de várias áreas de Maceió são levados para o procedimento.

Letícia Araújo, moradora do Jacintinho, levou seu gato para ser esterilizado e elogiou a iniciativa da prefeitura. "Eu queria fazer isso há muito tempo, mas nunca tive condições. Se não fosse gratuito, não teria como fazer", disse.

A Base também oferece consultas médicas com clínico geral, pediatra e ginecologista, além de coleta de sangue, agendamento de consultas especializadas e exames. Neda Poliane, gerente da Unidade Básica Geraldo Melo, que integra a Base, destacou que a presença de uma farmácia no local facilita o acesso a medicamentos.

"O paciente sai da consulta e vai direto à farmácia pegar seu medicamento. Também pode agendar seu exame aqui mesmo. Temos uma procura enorme todos os dias, especialmente porque tínhamos algumas demandas reprimidas, e agora podemos atender à alta demanda da população", explicou Neda.

Os atendimentos na Base são realizados das 8h às 12h, com exceção dos serviços com horários especiais, como Saúde (8h às 20h), Bem-Estar Animal (8h às 18h), Fundação Municipal de Ação Cultural (18h às 20h às segundas, quartas e sextas-feiras) e Esporte (16h às 20h).

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu