Alagoas
Anuário revela cenário preocupante em Alagoas
Relatório aponta redução de óbitos, mas alerta para aumento de sinistros no estado.
O Anuário do Registro Nacional de Estatísticas de Sinistros de Trânsito (Renaest) lançado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas trouxe à luz uma realidade alarmante: em 2023, mais de três mil acidentes de trânsito ceifaram a vida de 618 pessoas no estado, conforme dados divulgados na campanha de conscientização do 'Maio Amarelo'.
Dos 3.572 acidentes registrados, envolvendo mais de seis mil veículos e afetando 7.661 pessoas, as colisões entre veículos motorizados lideraram os tipos de sinistros, com destaque para colisões traseiras, transversais e laterais, além de choques com objetos estáticos e atropelamentos de pedestres.

Apesar da redução de 3,7% no número de óbitos em relação a 2022, a magnitude dos acidentes permanece um desafio. O Anuário, baseado em dados atualizados e confiáveis de órgãos estaduais e municipais, identificou um aumento no total de sinistros, embora tenha sido acompanhado por uma diminuição nas mortes.
As cidades mais afetadas pelos sinistros em 2023 foram Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, Penedo, Rio Largo, Maragogi, São Luís do Quitunde, Barra de São Miguel e São Sebastião. Quanto às rodovias, as maiores incidências ocorreram na Região Metropolitana de Maceió, nas AL 101 Sul e Norte, na AL-105, e nas avenidas Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima e Menino Marcelo.
Marco Fireman, diretor-presidente do Detran Alagoas, destacou a importância da transparência dos dados para orientar políticas públicas eficazes. "O mais importante é analisar o que os dados indicam e corrigir os problemas que tiram milhares de vidas por ano no país", afirmou, ressaltando a necessidade de intensificar programas de educação para o trânsito e melhorar a sinalização viária.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
QUALIDADE DE VIDA
Hospital da Cidade inicia cirurgias otorrino pediátricas e transforma a rotina de crianças e famílias em Maceió
-
Investimento em infraestrutura
Gestores do Estado inspecionam obras na duplicação Palmeira-Arapiraca
-
Presença insetos
Vigilância Sanitária fecha food truck na Ponta Verde após encontrar irregularidades
-
Fiscalização
Capitania dos Portos lança operação de segurança para embarcações em Alagoas
-
Bonificação
Assembleia acelera votação de projeto que cria 14º salário para servidores da educação



