Alagoas
Seteq e Instituto de Identificação firmam parceria para emissão da nova CIN
Alagoas disponibilizará emissão da nova Carteira de Identidade Nacional via unidade móvel do Sine-AL.
A Secretaria do Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq) anunciou uma parceria com o Instituto de Identificação de Alagoas para expandir os serviços oferecidos à população, incluindo a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A nova iniciativa permitirá que a unidade móvel do Sine-AL, que percorre o estado, passe a oferecer a emissão do documento.
Durante uma visita à perita-geral da Polícia Científica de Alagoas, Rosana Coutinho, o secretário executivo da Seteq, Erik Silveira, formalizou a parceria. Ele ressaltou a importância da iniciativa para facilitar o acesso à documentação. “Essa parceria com o Instituto de Identificação vai possibilitar que mais alagoanos possam ter acesso à nova Carteira de Identidade Nacional durante as ações com o Sine Móvel. Esse já era um desejo nosso, que agora se torna possível. Além de se cadastrar no Sine e tirar a Carteira de Trabalho digital, os trabalhadores poderão também solicitar a nova Carteira de Identidade em um só lugar”, comemorou Erik Silveira.
Expansão e descentralização dos serviços de identificação
A perita-geral Rosana Coutinho destacou o investimento do Governo de Alagoas na ampliação da rede de atendimento do Instituto de Identificação, com a criação de pontos de atendimento descentralizados. Ela enfatizou que essas ações visam alcançar áreas mais remotas e diminuir a demanda nos centros urbanos. “Essa parceria é de suma importância, pois o Sine é um espaço de acolhimento dos trabalhadores, com foco na empregabilidade, especialmente para o primeiro emprego. A Carteira de Identidade é um documento essencial para se candidatar às vagas de trabalho. Portanto, a exemplo de outros estados, vamos unir esforços para implantar um posto de emissão de carteiras de identidade na unidade móvel do Sine”, explicou Rosana Coutinho.
Além da criação de novos postos, a Polícia Científica está buscando colaborações com outras instituições para otimizar a emissão de carteiras de identidade, tornando o serviço estadual mais acessível e eficiente para os cidadãos.
Início das ações e ampliação dos serviços
As ações conjuntas entre a Seteq e o Instituto de Identificação estão programadas para começar em setembro. A parceria também foi discutida em uma reunião na sede da Seteq, com a participação do superintendente do Instituto de Identificação, Antônio de Andrade, e outros representantes da Polícia Científica e do Sine-AL. Além disso, a inauguração da Casa do Trabalhador, prevista para este ano, expandirá ainda mais o atendimento.
Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) introduz um padrão nacional de identificação e um número único para todas as unidades da federação, utilizando o CPF como identificador. Isso permite maior segurança nas verificações e reduz a incidência de fraudes, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A CIN também integra tecnologias avançadas e elementos de segurança, como QR Code e uma área de Machine Readable Zone (MRZ), que permite o uso do documento como identificação em viagens internacionais, dependendo de acordos entre países. A nova carteira estará disponível digitalmente através do aplicativo GOV.BR, promovendo a integração de dados e serviços governamentais em tempo real.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
SEGURANÇA
Após acidente, governo planeja ações para a Serra da Barriga
-
FPI do São Francisco
IMA fiscaliza casas de farinha de Junqueiro, no Agreste do estado
-
Economia
Carrefour pede desculpas e frigorífico encerra boicote ao grupo
-
Investigação
CPI das Bets convoca Gusttavo Lima e convida Felipe Neto para deporem
-
Irregularidades
Condições precárias de higiene: empresa fornecedora de refeições é interditada