Alagoas
Fim da quadra chuvosa em Alagoas marca início de calor intenso
Expectativa é de poucas chuvas e temperaturas mais altas na segunda metade de agosto
O período da quadra chuvosa em Alagoas encerrou-se oficialmente na última quinta-feira (15), com a previsão de uma redução significativa nas chuvas e um aumento das temperaturas. Vinícius Pinho, Superintendente de Prevenção em Desastres Naturais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), comentou sobre o comportamento climático de 2024, destacando que as chuvas deste ano foram mais bem distribuídas em comparação com 2022 e 2023.
Segundo Pinho, as chuvas registradas durante a segunda metade da quadra chuvosa foram abaixo da média histórica, o que contribuiu para a ausência de grandes eventos climáticos severos no estado. A partir de julho e na primeira quinzena de agosto, já era perceptível uma diminuição na intensidade das precipitações, associada à entrada de uma massa de ar seco.
Com a chegada da segunda quinzena de agosto, a previsão é de um clima ainda mais seco em Alagoas. O superintendente da Semarh explicou que essa mudança está ligada à diminuição das temperaturas do Oceano Atlântico próximo à costa nordestina, reduzindo a evaporação e, consequentemente, a formação de chuvas.
Diante deste cenário, a expectativa da Semarh e do Gabinete de Prevenção em Desastres Naturais é de poucas chuvas e temperaturas elevadas. No entanto, as chuvas que eventualmente ocorrem durante o período de calor devem permanecer dentro da normalidade esperada para esta época do ano.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Durante patrulhamento
Canil da PM apreende 550 porções de drogas em terreno baldio em Arapiraca
-
Crescimento expressivo
Carteira de clientes de Roberta Maria Rangel concentra grandes grupos e disputas milionárias
-
Caixa inicia pagamento de FGTS retido para quem aderiu ao saque-aniversário
-
Violência contra mulher
Discussão por suposta traição termina com homem preso por agredir esposa em Arapiraca
-
Acareação
Banco Central avalia acionar STF para barrar acareação determinada por Toffoli



