Alagoas

Saúde Digital

Alagoas avança na preparação para o SUS Digital

Plano será entregue ao Ministério da Saúde em novembro e promete integrar atendimento em todo o país.

Por Redação com Assessoria 12/09/2024 15h03
Alagoas avança na preparação para o SUS Digital
Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas está em fase final de elaboração do Plano de Ação para o Programa SUS Digital, que será lançado em 2025 pelo Ministério da Saúde. A iniciativa tem como objetivo criar uma rede unificada de atendimento, integrando desde a Atenção Primária até a Alta Complexidade, com o uso de telemedicina e prontuários eletrônicos unificados.

“O investimento em tecnologia e informação é primordial para o avanço da assistência em todo o país. E em Alagoas estamos comprometidos em apoiar as esferas municipais e federal para mais esse passo histórico no Sistema Único de Saúde”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda.

O Programa SUS Digital será dividido em três eixos principais: cultura de saúde digital e educação permanente; soluções tecnológicas e serviços de saúde; e análise, proteção e compartilhamento dos dados de saúde. Segundo o assessor técnico da Sesau, Pablo Chagas, o sistema permitirá a realização de consultas remotas via telemedicina, além de facilitar a regulação de leitos e consultas de forma mais eficiente. "Todo este processo acontecerá através de um sistema integrado e com segurança para os dados privados dos usuários", explicou.

Etapas do processo


A Sesau já concluiu a etapa de diagnóstico da Rede de Assistência do SUS em Alagoas, com a participação das gestões municipais. Atualmente, os técnicos da secretaria trabalham na elaboração do plano que será enviado ao Ministério da Saúde até novembro deste ano.

“Cada Estado da Federação possui realidades distintas, e o Programa SUS Digital será adequado para atender ao cenário de cada localidade. Com isso, ele trará benefícios para os usuários, como agilizar a marcação de cirurgias e de consultas especializadas na capital e no interior”, destacou Éder Correia, secretário executivo de gestão interna da Sesau.

A expectativa é que o SUS Digital traga avanços significativos na assistência à saúde no Brasil, otimizando o atendimento e promovendo maior eficiência no uso dos recursos públicos.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu