Alagoas

CULTURA

Complexo Cultural Teatro Deodoro apresenta exposição de Dorgivan Ayres

A galeria funciona todos os dias e o acesso à exposição é totalmente gratuita

Por Redação com assessoria 14/09/2024 14h02
Complexo Cultural Teatro Deodoro apresenta exposição de Dorgivan Ayres

O Complexo Cultural Teatro Deodoro apresenta, a partir do dia 17 deste mês, a exposição do fotógrafo Dorgivan Ayres, intitulada “Cinco Décadas de Fotografia”. Com curadoria de Vinicius Palmeira, conta com acervo de mais de 60 fotografias, das quais grande parte estará disponível para aquisição do público. A retrospectiva comemora os 78 anos de Dorgivan Ayres, que dedicou mais de 50 para a fotografia, e fica em cartaz até o dia 26 de outubro.

Com um olhar voltado para o universo ao seu redor, o artista captura com suas lentes o movimento do cotidiano, desde sua própria família a lugares e pessoas, em constante conexão com sua cultura e a natureza. Em sua obra, enriquecida por um olhar atento aos detalhes das formas e dos objetos, Dorgivan nos traz para um novo plano, ressignificações dos elementos de sua atenção e busca, definindo seu estilo e seu gosto pelas cores.

Autodidata, mesmo sendo filho de fotógrafo profissional, despertou para a fotografia a partir da observação do uso da máquina estática de seu pai, que ganhou outra amplitude em suas mãos. Filósofo e educador por formação, a fotografia entra em sua vida como hobby e não como profissão.

Na medida que a exercita e acompanha sua execução, aprimora sua performance e alterna seus interesses de registro. Da família, novos olhares para a natureza, para a Cultura Popular de Alagoas, para nossa gente e nossas paisagens. Com sua evolução, a composição de sua obra saiu do registro convencional para a distorção de imagens, bastante observada em suas fotos abstratas e até mesmo em suas coloridas Marinas.

Em sua exposição “(N) Aves Aquáticas”, de 2020, no Parque Shopping de Maceió, a curadora, arquiteta Socorro Lamenha, comenta: “Através das fotos de Dorgivan percebemos minúcias, partículas e fragmentos de um todo que são parte de nossas visões diárias. Alagoanidades multicoloridas deslizando no turquesa de nossas águas e, talvez, fadadas a desaparecer diante das demandas contemporâneas. Dorgivan não nos deixará esquecê-las”, afirmou.

Hoje Dorgivan traz seu olhar para os artistas alagoanos em suas oficinas, lugares de ensaio e postos de trabalho em geral, também presentes na exposição. Esse produto se somará a sua trajetória na fotografia e a um legado genuinamente alagoano.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu