Notícias
Ondas de calor podem causar desidratação, desmaios e até risco de morte
A intensa onda de calor que atinge várias regiões acende o alerta para os efeitos das altas temperaturas no corpo humano. Segundo Cristiane Zambolim, cardiologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, o calor excessivo pode provocar desidratação e queda de pressão arterial, gerando sintomas como aumento da frequência cardíaca, indisposição, moleza, boca seca, sonolência, desmaios e, em casos mais graves, crises convulsivas e perda de consciência.
O risco de morte por calor, conhecido como hipertermia, ocorre quando a temperatura corporal ultrapassa os limites saudáveis, especialmente acima de 40 ºC. Condições como calor intenso e alta umidade dificultam a troca de calor entre o corpo e o ambiente, comprometendo mecanismos de resfriamento, como a transpiração. A cardiologista alerta que atividades físicas em dias quentes sem hidratação adequada aumentam significativamente os riscos.
Dados globais indicam que, em 2023, mortes por calor extremo em pessoas com mais de 65 anos aumentaram 167% em comparação a 1990, segundo relatório publicado na revista The Lancet.
No entanto, outra pesquisa recente, publicada na Science Advances, mostra que jovens também são vulneráveis: no México, 75% das mortes por calor ocorreram entre pessoas de 18 a 35 anos. Zambolim reforça que extremos de idade são mais suscetíveis, mas qualquer pessoa pode ser afetada quando o corpo não consegue manter a temperatura interna adequada.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
Programe-se
Confira os feriados nacionais e pontos facultativos de 2026
-
Veja sintomas de alerta
Ondas de calor podem causar desidratação, desmaios e até risco de morte
-
Serviços retornam no dia 5 de janeiro
Prefeitura de Arapiraca decreta ponto facultativo nos dias 31 de dezembro e 2 de janeiro
-
Intervenções em encostas
Defesa Civil de Maceió avança com obras e fortalece prevenção de áreas vulneráveis em 2025
-
Desenvolvimento
Guilherme Lopes acompanha obras da Ponte Penedo–Neópolis, a maior existente do estado



