Alagoas

CULTURA

Artesãs de Maceió celebram sucesso da primeira feira de peças em crochê idealizada pela prefeitura

Evento acontece até esta segunda-feira, 16 de setembro, no Maceió Shopping, em comemoração ao Dia Mundial do Crochê

Por Redação 16/09/2024 08h08
Artesãs de Maceió celebram sucesso da primeira feira de peças em crochê idealizada pela prefeitura

Artesãs de Maceió estão empolgadas e celebram a excelente aceitação do público à primeira edição da feira com peças em crochê, idealizada pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes), em parceria com o Maceió Shopping.

O evento começou no dia 12 e segue até esta segunda-feira (16), feriado da Emancipação Política de Alagoas, no centro de compras, e reúne crocheteiras que utilizam esta arte como meio de geração de renda.

Uma delas é Lúcia Muniz, que, dos 77 anos de idade, dedicou mais de 60 ao trabalho com esta técnica, tendo como maior inspiração a avó, com quem aprendeu o ofício. Aposentada, ela faz do crochê o seu estilo de vida.

“Eu gosto realmente de fazer, gosto de criar. O crochê tem várias possibilidades que você pode trabalhar. É tanto que eu fiz agora um trabalho diferente, voltado para a nossa cultura nordestina. Participo desse grupo da economia solidária desde o começo e sou muito agradecida por ver a evolução de muitos colegas que vivem da arte das mãos

A feira no Maceió Shopping, organizada pela prefeitura, comemora o Dia Mundial do Crochê, no dia 12 de setembro.

Nestes dias, a arte feita com esta técnica pelas mãos de maceioenses estará disponível para venda ao público. São roupas, objetos de decoração, acessórios de uso pessoal e coletivo, como sousplat para mesa posta, além de peças infantis. Os amigurumis, por exemplo, chamam bastante a atenção da criançada e serão ofertadas nesta feira. São itens em crochê confeccionados em forma de animais e personagens de desenhos animados.

A coordenadora de Economia Solidária de Maceió, Salomé Holanda, lembra que os artesãos de Maceió utilizam muitas técnicas, mas o crochê é, sem dúvida, o que tem o maior número de pessoas envolvidas.

“As crocheteiras trabalham com vários itens, que vão desde o vestuário, que inclui roupas, saídas, shorts, calças, vestidos e blusas, passam pela decoração, com a mesa posta, colchas e almofadas, e as peças infantis”, relaciona.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu