Alagoas
Cosems-AL coloca Cuidados à Pessoa com Deficiência em Foco
Assessora defende atenção integral e inclusão de pessoas com deficiência em todas as redes de saúde.
A assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Mirna Vaz, participa, nesta sexta-feira (20), do I Encontro Nacional da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, em Brasília. O evento reúne profissionais de saúde de todo o país para discutir estratégias que garantam um atendimento integral a esse público ao longo de todas as fases da vida.
“O momento foi pensado de maneira abrangente, envolvendo, além das coordenações estaduais da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e membros dos grupos condutores da rede, também os técnicos de regionalização estadual”, explicou Mirna. Segundo ela, o Planejamento Regional Integrado (PRI) deve garantir que as pessoas com deficiência sejam vistas como cidadãos plenos, com acesso a todas as redes de atenção e com suas necessidades específicas sendo atendidas de forma integrada.
Mirna Vaz destacou a importância de dar visibilidade a essa população e de reforçar o compromisso tripartite na gestão das políticas de saúde. “Precisamos destacar que a responsabilidade deve ser tripartite e que essas pessoas com deficiência precisam sair da invisibilidade do sistema”, alertou. A assessora do Cosems-AL acompanha a rede de cuidados desde 2016 e ressaltou que este é o primeiro encontro nacional dedicado exclusivamente ao tema.
O encontro tem como meta construir políticas de saúde mais inclusivas e garantir que pessoas com deficiência tenham acesso a todos os serviços necessários, promovendo sua autonomia e qualidade de vida.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ACIDENTE
Sesau mobiliza estrutura de emergência para vítimas de acidente na Serra da Barriga
-
LUTO
Governador decreta luto oficial de três dias após tragédia com ônibus na Serra da Barriga
-
BRASIL
Bets deveriam ser proibidas para 65% dos brasileiros, diz Datafolha
-
SEGURANÇA
CRB informa que Ministério Público e Polícia Militar pediram restrição de público em partida da série B
-
ACIDENTES
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu salvam vítima de afogamento na Pajuçara