Alagoas
Fiscalização identifica novos desvios de água no município sertanejo de Monteirópolis
As ações de combate às perdas iniciadas pela concessionária fazem parte do programa Mais Água, do governo de Alagoas.
O Governo de Alagoas, através da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), e a concessionária Águas do Sertão realizaram uma nova série de fiscalizações em Monteirópolis, na região da Bacia Leiteira do estado. As ações identificaram e removeram desvios de água que impactavam o abastecimento em várias localidades, recuperando um volume de água equivalente a 600 mil litros de água por mês, o suficiente para abastecer sessenta famílias.
As ações de combate às perdas fazem parte do programa Mais Água, do Governo de Alagoas, que busca melhorar a eficiência do sistema de abastecimento da região. “O fornecimento de água com qualidade para milhares de pessoas exige que realizemos operações como essas. Precisamos combater as perdas e os desvios, que geram prejuízos milionários e deixam parte da população desabastecida”, afirma Vitor Pereira, secretário de Estado do Governo e coordenador do Mais Água Alagoas.
Rede de irregularidades
Em Monteirópolis, foram desativadas grandes estruturas de desvio de água que estavam comprometendo o abastecimento local e desviando água tratada. No povoado Farias do Meio, uma rede que alimentava irregularmente mais de cinco lotes de mini chácaras foi desativada. Esta ação crucial resulta não apenas na recuperação de um volume significativo de água, mas também da pressão adequada para priorizar o abastecimento doméstico.
Além disso, uma tubulação direta de 500 metros ligada à rede de Olho D'água do Casado a Santana do Ipanema foi desativada, eliminando o enchimento ilegal de uma barragem. No povoado Bola, cerca de 16 imóveis foram desconectados de outra rede que operava de maneira irregular. A operação culminou na desativação de um ramal que fornecia água a um laticínio local, também no povoado Bola, destacando a abrangência da operação e seu impacto positivo na retomada do controle sobre o uso dos recursos hídricos.
“Com estas intervenções, conseguimos não apenas interromper os desvios ilegais, mas também aumentar efetivamente a pressão e disponibilidade de água para quem realmente depende do sistema regularizado”, ressalta Heron Lima, gerente de eficiência operacional da Águas do Sertão. “Nosso objetivo é garantir que toda a água do sistema alcance a população de maneira justa e sustentável, especialmente nas áreas mais afetadas”, complementa.
Sobre o Programa de Combate às Perdas
O Programa de Combate às Perdas da Águas do Sertão é uma das ações do Programa Mais Água, iniciado pelo Governo de Alagoas em agosto de 2023. Esta iniciativa, que conta com um investimento de R$ 71 milhões, visa reduzir drasticamente o desperdício e, ao mesmo tempo, assegurar um abastecimento contínuo e eficaz para toda a Bacia Leiteira. As atividades intensificadas pelas equipes demonstram o compromisso contínuo de Águas do Sertão em fornecer soluções duradouras para o problema de abastecimento, garantindo recursos hídricos adequados e acessíveis a todos.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ACIDENTE
Sesau mobiliza estrutura de emergência para vítimas de acidente na Serra da Barriga
-
LUTO
Governador decreta luto oficial de três dias após tragédia com ônibus na Serra da Barriga
-
BRASIL
Bets deveriam ser proibidas para 65% dos brasileiros, diz Datafolha
-
SEGURANÇA
CRB informa que Ministério Público e Polícia Militar pediram restrição de público em partida da série B
-
ACIDENTES
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu salvam vítima de afogamento na Pajuçara