Alagoas
Saiba onde encontrar serviços de saúde mental em Maceió
O acesso ao atendimento psiquiátrico nas Unidades de Saúde é feito pelo atendimento prévio do clínico-geral.
O município de Maceió possui uma rede de atendimento psicossocial, composta por profissionais que atuam em Unidades de Saúde e nos Centros de Atenção Psicossocial, os Caps, com o intuito de oferecer os cuidados necessários com a saúde mental para tratar de doenças como ansiedade, depressão, estresse e síndrome do pânico, por exemplo.
Nas Unidades de Saúde, psicólogos e psiquiatras cuidam de transtornos leves ou moderados, que necessitam de acompanhamento contínuo, de acordo com as especificidades de cada pessoa.
Já nos Caps, o cuidado é destinado a casos de adoecimento mental grave ou persistente - incluindo uso de álcool e drogas - e contam com uma série de profissionais para a recuperação da saúde e autonomia do usuário. O atendimento multiprofissional e integrado ainda conta com o trabalho de psiquiatras, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, pediatras, profissionais de educação física, assistentes sociais e oficineiros.
O acesso ao atendimento psiquiátrico nas Unidades de Saúde é feito pelo atendimento prévio do clínico-geral que pode encaminhar o paciente para o agendamento. O atendimento com psicólogos é feito por demanda espontânea, sem encaminhamento médico.
Nos cinco Caps do município de Maceió, o acesso ao serviço é feito pela procura espontânea por cada centro. No local, os usuários são acolhidos e atendidos pela equipe multiprofissional. Há casos em que o usuário pode ser direcionado para outro ponto de atenção em saúde ou na rede hospitalar da capital alagoana.
Confira aqui locais de atendimento de saúde mental em Maceió.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
ACIDENTE
Sesau mobiliza estrutura de emergência para vítimas de acidente na Serra da Barriga
-
LUTO
Governador decreta luto oficial de três dias após tragédia com ônibus na Serra da Barriga
-
BRASIL
Bets deveriam ser proibidas para 65% dos brasileiros, diz Datafolha
-
SEGURANÇA
CRB informa que Ministério Público e Polícia Militar pediram restrição de público em partida da série B
-
ACIDENTES
Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu salvam vítima de afogamento na Pajuçara