Alagoas

Política Pública

Contrato de consultoria reforça segurança para o Programa Alagoas Mais Digital

Ação inclui capacitação de servidores, criação do Centro de Operações de Segurança (SOC) e modernização da infraestrutura digital do Estado.

Por Redação com Site* 27/09/2024 13h01 - Atualizado em 27/09/2024 14h02
Contrato de consultoria reforça segurança para o Programa Alagoas Mais Digital

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), contratou uma consultoria especializada em Cibersegurança para o Programa Alagoas Mais Digital, conforme divulgado no Diário Oficial do Estado (DOE) de quarta-feira (25). A consultoria será crucial para garantir a segurança da infraestrutura computacional da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital (SEPOGD), e na elaboração de documentos técnicos para o Centro de Operações de Segurança (SOC).

Segundo o secretário especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital da Seplag, Phelipe Vargas, a contratação garantirá a capacitação dos servidores em tecnologias e processos, fortalecendo a segurança e eficiência das soluções a longo prazo.

"Um dos pontos mais importantes dessa contratação com a consultoria é garantir que os servidores responsáveis pela gestão e segurança da nossa infraestrutura estejam devidamente capacitados. Eles receberão treinamentos específicos, focados nas tecnologias e nos processos que serão implementados, o que vai contribuir para a manutenção da segurança e para a eficácia das soluções a longo prazo. Essa capacitação é vital, pois uma equipe bem treinada é a primeira linha de defesa contra possíveis ameaças", explicou o secretário.

O SOC será responsável pelo monitoramento contínuo da infraestrutura de TI, permitindo rápida resposta a ameaças cibernéticas. Após a conclusão dos documentos técnicos, a próxima fase será a licitação das soluções de tecnologia.

O programa, ainda em estruturação, também prevê a aquisição de um Data Center Modular, flexível e expansível, para suporte às soluções adquiridas. O objetivo é viabilizar e permitir a prestação de serviços por meios digitais, que é uma meta do Governo Paulo Dantas. Também foram realizados esforços para a automação de processos administrativos, com o início do processo de aquisição de equipamentos para o Escritório de Processos e a contratação de consultores em gestão e inovação.

Mais Ações

Na área da educação, o Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEDUC) foi instalado e 8 dos 25 módulos prioritários foram disponibilizados para homologação. Também está em andamento a ampliação da cobertura de conectividade das escolas, em parceria com a organização MegaEdu, para garantir acesso à internet de alta velocidade em toda a rede estadual. Além da aquisição de laboratórios móveis para 100% das escolas estaduais, o que vai ofertar melhoria dos serviços digitais educacionais.

Outros projetos em desenvolvimento incluem o levantamento de dados sobre serviços utilizados por mulheres, visando a elaboração de um plano de ação específico, e a implementação de ações voltadas para pacientes portadores de Doença Renal Crônica (DRC) em Alagoas, com previsão de início da execução do projeto até o final de 2024.

O Programa Alagoas Mais Digital, iniciado em 2020 com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem ações previstas até 2028 e recebe supervisão semestral do banco para monitorar sua execução.

*CadaMinuto

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu