Alagoas

Educação

UNESCO lança nova turma do #EDUCASTEM2030 em Alagoas

Governo do Estado de Alagoas e Universidade de Brasília são parceiros na formação.

Por Redação com Assessoria 01/10/2024 17h05
UNESCO lança nova turma do #EDUCASTEM2030 em Alagoas
Foto: Cortesia

Estão abertas até o próximo dia 2 de outubro as inscrições para a 2ª turma, em Alagoas, do Curso Líder #EDUCASTEM2030, iniciativa da UNESCO no Brasil, em parceria a Secretaria de Estado de Educação de Alagoas (Seduc) e com a Universidade de Brasília (UNB).

No total, serão abertas 4.000 vagas para estudantes e professores da rede pública de Alagoas, nos cursos Líder Docente STEM e Líder Jovem STEM. A sigla STEM significa, em inglês, Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática. E para se inscrever, gratuitamente, basta acessar o link. O curso terá início no dia 7 de outubro, e a formação deve ocorrer até 15 de dezembro de 2024.

O curso Líder #EDUCASTEM20230 tem o objetivo de tornar educadores participantes líderes de uma transformação educacional, visando despertar mais interesse de meninas e mulheres pela abordagem e carreiras STEM. Com modalidade livre, ressalta o STEM como abordagem integradora transdisciplinar, que permite criar e desenvolver práticas pedagógicas com foco na resolução de problemas e trabalho em equipe. Para a estruturação e planejamento de práticas, o curso contempla ainda a abordagem do Design Thinking que propicia uma nova forma de pensar e abordar problemas, com base na empatia, na colaboração e na experimentação.

“A UNESCO considera fundamental promover o acesso das meninas e das mulheres às carreiras científicas. O projeto #EDUCASTEM2030 busca combater a exclusão de meninas e mulheres nas áreas de STEM para construir um futuro mais democrático, justo e sustentável”, afirma a Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.

Em 2023, a iniciativa capacitou professores e estudantes nos Estados da Bahia e de Pernambuco e agora segue sendo expandida como política pública educacional em Alagoas, oferecendo formação com certificação da UNESCO no Brasil, a partir dos Cursos Líder Docente STEM 2030 e Líder Jovem STEM 2030 para mais 4.000 mil professores e estudantes de Alagoas. A primeira turma no Estado, que iniciou o curso em junho de 2024, formou mais de 2 mil professores e estudantes da rede estadual alagoana.

Programa dos Cursos Líder Jovem e Líder Docente #EDUCASTEM2030


Estão previstas oficinas online, em tempo real, com destaque para temas da contemporaneidade, como inteligência artificial, programação, ciências de dados, entre outros. Haverá uma atividade prática final a ser realizada pelos participantes, a partir de conceitos e práticas aprendidas na formação, utilizando a abordagem do Design Thinking e também a promoção dos Recursos Educacionais Abertos. Os conteúdos serão organizados a partir de materiais, produzidos por diferentes atores (curadoria de conteúdo). Dentre os conteúdos a serem desenvolvidos, estão jogos na modalidade “Faça você mesmo” (estilo “Do It yourself”), infográficos, fluxogramas e demais materiais que possam ser reutilizados livremente pelos cursistas. Materiais audiovisuais, sempre que pertinentes à temática, também serão produzidos e disponibilizados. O enfoque transdisciplinar do conteúdo vai relacionar os desafios da inserção de meninas e mulheres nas áreas de STEM com aspectos curriculares da Educação Básica.

Sobre a iniciativa #EDUCASTEM 203


A desigualdade de gênero nas áreas de STEM persiste em todo o mundo. De acordo com dados da UNESCO, apenas 30% dos estudantes em carreiras e programas relacionados a STEM são mulheres. Essa exclusão não ocorre por acaso. Fatores individuais relacionados a normas sociais, papeis sociais, influência familiar e diferenças de gênero na educação escolar contribuem para essa lacuna.

Para enfrentar esse cenário, a iniciativa #EDUCASTEM2030, lançada pela UNESCO no Brasil em 2022, visa sensibilizar e transformar a abordagem pedagógica nas escolas, estimulando projetos de vida de meninas e meninos e priorizando estudantes vulneráveis, como negros, indígenas, quilombolas, LGBTQI+ e pessoas em situação de vulnerabilidade social. É uma ação crucial para promover a igualdade de oportunidades e incentivar mais mulheres a seguirem carreiras em STEM.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu