Alagoas

Segurança

Alagoas é destaque nacional em investimentos de segurança pública

Estado ocupa o 3º lugar no ranking de execução de recursos do FNSP.

Por Redação com Assessoria 04/10/2024 14h02
Alagoas é destaque nacional em investimentos de segurança pública
Foto: Ascom SSP/AL

Alagoas iniciou o último trimestre do ano com uma boa notícia: o estado é o terceiro do país com maior taxa de execução de investimentos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) entre 2019 e 2022, segundo dados divulgados pelo Governo Federal. Com 65,06% dos recursos aplicados, Alagoas fica atrás apenas de São Paulo e Rio Grande do Sul.

Esses recursos são transferidos pelo FNSP, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), diretamente para os estados e o Distrito Federal. O montante é investido em áreas como a redução de crimes violentos, o combate à violência contra mulheres e a valorização dos profissionais de segurança.

Segundo o tenente-coronel Jobasine Barbosa, assessor especial do FNSP, a posição de destaque de Alagoas se deve a melhorias na gestão dos recursos. "O estabelecimento de um fluxo de procedimentos padronizado evita erros, retrabalhos e acelera o processo, permitindo um melhor acompanhamento", explica.

Barbosa também destacou a priorização desses processos como essencial. “Com prazos definidos para a execução dos recursos, o secretário Flávio Saraiva orientou para que essa questão tivesse prioridade máxima. Isso garantiu maior fluidez e celeridade nas liberações”, completou.

Para o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, o sucesso de Alagoas reflete o empenho da equipe e o apoio do governador Paulo Dantas. "Conseguimos mostrar que Alagoas é referência no combate à criminalidade. Os investimentos beneficiam diretamente nossos policiais e bombeiros, além de melhorar a qualidade de vida da população", afirmou.

Modelo para outros estados


O destaque de Alagoas chamou a atenção de outras unidades federativas, como o Amapá, que enviou uma comissão técnica para conhecer as práticas adotadas. "Notamos que, apesar do número reduzido de servidores, a dedicação faz a diferença", comentou o capitão Leandro Campelo, da Polícia Militar do Amapá.

O agente da Polícia Civil do Amapá, João Paulo, também elogiou a estrutura alagoana. "Queremos replicar a forma de trabalho que vimos aqui, desde a divisão de tarefas até a qualificação dos servidores", concluiu.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu