Alagoas
Comandante-geral do Corpo de Bombeiros participa de exercício com fogo real no Batalhão de Incêndio
Intuito do treinamento é preparar ainda mais os bombeiros para situações extremas.
O Batalhão de Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), localizado no bairro Tabuleiro dos Martins, foi palco de um importante exercício com fogo real, na manhã dessa quarta-feira (23). O treinamento foi realizado em um simulador de incêndio tipo container, sob a coordenação do tenente-coronel Kenzo, especialista em combate a incêndio, e contou com a presença do comandante-geral, coronel Sérgio André Silva Verçosa.
O exercício seguiu rígidos protocolos de segurança e foi cuidadosamente planejado pela equipe especializada do batalhão. O momento foi iniciado com uma palestra técnica, onde os bombeiros foram orientados sobre cada fase do treinamento. Na ocasião, foram discutidos temas como comunicação dentro do container, formação de duplas e os cuidados necessários para a segurança da equipe.
Cada entrada no container, que atinge temperaturas extremas de 650°C, é realizada com seis bombeiros militares por vez, além da presença constante da equipe de instrução e segurança. O treinamento durou aproximadamente uma hora e meia e incluiu diversas etapas:
Palestra preparatória: explicações sobre os procedimentos do treinamento e o comportamento do fogo.
Oficina de jatos: demonstração das técnicas de uso eficiente da água no combate.
Verificação de equipamentos: checagem de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Respiratória (EPRs).
Hidratação obrigatória: fundamental devido às temperaturas elevadas no interior do container.
Ao entrarem no simulador, os bombeiros puderam observar de perto o comportamento do fogo em diversas situações. Entre os fenômenos observados, destacam-se o flashover e o rollover, momentos críticos em um incêndio real.
Após a fase de observação, foi iniciado o combate ao fogo, onde se utilizou a quantidade mínima de água, visando a eficiência e evitando encharcar o cenário. O objetivo desse tipo de treinamento é preparar ainda mais os bombeiros para situações extremas, garantindo que estejam prontos para atuar de forma rápida, segura e eficaz em incêndios reais.
O comandante-geral, coronel Sérgio Verçosa, destacou a importância do exercício e elogiou o empenho da tropa e da equipe coordenada pelo tenente-coronel Kenzo.
“Eu já tinha muito orgulho de ser bombeiro, e agora, depois que eu vi como a turma do combate ao incêndio sofre as intempéries do local, o calor, a fumaça, a ansiedade, o medo, admiro ainda mais. Por isso, precisamos ter equipamento, treinamento, tática, mas também precisamos ter um psicológico muito bom, porque a nossa profissão é uma profissão de risco. Então, eu quero reafirmar meu orgulho dos bombeiros e bombeiras que diariamente sacrificam a vida em várias ocorrências. Agora, eu tenho um orgulho redobrado. E para vocês que fazem parte do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, eu presto a minha continência.”, disse emocionado o comandante-geral.
Exercícios como esses são fundamentais para o aprimoramento constante da corporação, mantendo nossos bombeiros sempre prontos para enfrentar qualquer desafio, garantindo cada vez mais a segurança e o bem-estar da população alagoana.
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
POLÍTICA
Bastidores apontam ‘acordão’ de olho nas eleição de 2026
-
Denunciam violência
Após protesto, representantes dos motoristas por aplicativo são recebidos na SSP
-
De parabéns!
Maceió recebe pontuação máxima do MEC na alfabetização de crianças
-
Edital
Maceió seleciona alfabetizadores populares e tradutores-intérpretes de Libras
-
Latrocínio
Delegado detalha assassinato de motorista por aplicativo e diz que foi "pura maldade"