Alagoas

Vandalismo

Ponto de Entrega Voluntária instalado no Corredor Vera Arruda é incendiado

Em outros casos, PEVs da Praça da Faculdade e da Praça do Skate, principalmente, também foram vandalizados por diversas vezes.

Por Redação com Assessoria 29/10/2024 13h01 - Atualizado em 29/10/2024 13h01
Ponto de Entrega Voluntária instalado no Corredor Vera Arruda é incendiado
Foto: Cristálya Tavares/Ascom Alurb

Na manhã desta terça-feira (29), os cooperados da Cooplum, responsáveis ​​pela coleta dos recicláveis ​​em Jatiúca, registraram um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) incendiado por vândalos no Corredor Vera Arruda. Instalados com o objetivo de contribuir com o descarte de materiais recicláveis ​​na região, os equipamentos têm sido alvo constante de depredação.

Não é a primeira vez que isso acontece. Em outros casos, os PEVs da Praça da Faculdade e da Praça do Skate, principalmente, também foram vandalizados por diversas vezes. O segundo, teve sua estrutura incendiada mais de uma vez, o que envolveu sua realocação, tendo em vista que para recuperar um PEV é gasto um valor em torno de R$ 3.500,00. A quantia poderia ser utilizada para aperfeiçoar a limpeza urbana da capital alagoana.

O vandalismo pode render multa e até detenção se vândalos forem identificados. Foto: Cristálya Tavares/Ascom Alurb
Foto: Cristálya Tavares/Ascom Alurb

"Infelizmente, esse é um problema que enfrentamos durante todo o ano. São equipamentos públicos para que cada cidadão tenha a oportunidade de participar da limpeza. No entanto, ainda existem alguns que praticam esse crime que é depredar os dispositivos e, assim, atrapalhar nosso serviço", afirmou a diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares.

Maceió tem 32 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pelas principais vias e praças, que ajudam a população a descartar corretamente seu reciclável. Quem for flagrado danificando o patrimônio público não fica impune e pode sofrer detenção de um a seis meses ou receber uma multa por crime de danos causados ​​ao patrimônio público, nos termos do artigo 163 da Lei nº 2.848/40 do Código Penal Brasileiro.

Atos de vandalismo podem ser denunciados pela população pelo número 153 da Guarda Civil Municipal ou pelo 190 da Polícia Militar de Alagoas.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu