Geral
Senacon revoga medida contra 'Maquininhas de Pagamento' após esclarecimentos das empresas
PagSeguro, Mercado Pago, Stone e PicPay têm medida cautelar suspensa pela Senacon após acusações da Febraban; empresas garantem conformidade com a legislação.
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), anunciou nesta sexta-feira (19) a revogação da medida cautelar que havia sido imposta contra empresas de "maquininhas de pagamento". As companhias PagSeguro, Mercado Pago, Stone e PicPay foram notificadas anteriormente para suspenderem a cobrança de juros de forma velada, em uma acusação feita pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).
De acordo com a Senacon, após receber os esclarecimentos solicitados às empresas, ficou claro que as operadoras estão em conformidade com a legislação, justificando a revogação da medida cautelar. O órgão afirmou: "As empresas representadas apresentaram os esclarecimentos requisitados por este órgão e demonstraram que o seu modelo de negócio observa o dever de informação aos consumidores e permite diferenciação de preços autorizada por lei."
As empresas, em resposta às acusações da Febraban, defenderam suas práticas. A PagSeguro classificou as alegações como "enganosas e inverídicas". O Mercado Pago afirmou que as modalidades questionadas são legais e praticadas em todo o mercado, ressaltando que a suspensão prejudicaria pequenos empresários e, consequentemente, os consumidores.
A Stone assegurou que suas soluções de pagamento estão em conformidade com o mercado, permitindo que os varejistas diferenciem os preços conforme o instrumento de pagamento e o prazo de recebimento. A empresa destacou sua relação exclusiva com lojistas, sem cobrança direta aos consumidores.
A PicPay afirmou que cumpre todas as obrigações de proteção ao consumidor, argumentando que as ações dos bancos têm "motivações concorrenciais". Segundo a decisão da Senacon, a medida poderá ser reavaliada se surgirem novos elementos no futuro.
*Agência Brasil
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
INVESTIGAÇÃO
Adolescente é apreendido por ocultar cadáveres em cemitério clandestino
-
QUALIDADE DE VIDA
Hospital da Cidade inicia cirurgias otorrino pediátricas e transforma a rotina de crianças e famílias em Maceió
-
Investimento em infraestrutura
Gestores do Estado inspecionam obras na duplicação Palmeira-Arapiraca
-
Presença insetos
Vigilância Sanitária fecha food truck na Ponta Verde após encontrar irregularidades
-
Fiscalização
Capitania dos Portos lança operação de segurança para embarcações em Alagoas



