Geral
MEC oferece recorde de 400 mil bolsas na primeira edição de 2024 do Prouni
Consulta já está disponível para interessados no Programa Universidade para Todos; São Paulo lidera em número de vagas, seguido por Minas Gerais e Paraná.
O Ministério da Educação (MEC) anunciou, a partir desta sexta-feira (19), a abertura de 402.092 bolsas para a primeira edição de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni). Destas, 304.638 são integrais e 97.454 são parciais, com desconto de 50%. Esta edição, segundo o MEC, é a de maior oferta de bolsas desde o início do programa em 2005.
Os interessados podem realizar a consulta por meio do portal Prouni. O site oferece detalhes sobre as vagas, incluindo informações sobre cursos, turnos, instituições e locais. No total, são 15.482 cursos disponíveis em 1.028 instituições participantes do programa.
São Paulo lidera a lista de unidades federativas com o maior número de vagas, disponibilizando 103.282 no total. Desse montante, 81.069 são bolsas integrais, enquanto 22.213 são bolsas parciais. Minas Gerais vem em segundo lugar, com 39.640 vagas, seguido pelo Paraná (35.572 bolsas), Rio Grande do Sul (27.297) e Bahia (21.905). A relação completa de vagas por estado está publicada [aqui].
O Prouni possibilita o acesso a bolsas de ensino em instituições privadas para cursos de graduação. Os processos seletivos ocorrem duas vezes ao ano, visando estudantes sem diploma de nível superior. Para concorrer às bolsas integrais, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa; para as bolsas parciais, a renda deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, é preciso não ter zerado a redação do Enem e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas.
*Agência Brasil
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
INVESTIGAÇÃO
Adolescente é apreendido por ocultar cadáveres em cemitério clandestino
-
QUALIDADE DE VIDA
Hospital da Cidade inicia cirurgias otorrino pediátricas e transforma a rotina de crianças e famílias em Maceió
-
Investimento em infraestrutura
Gestores do Estado inspecionam obras na duplicação Palmeira-Arapiraca
-
Presença insetos
Vigilância Sanitária fecha food truck na Ponta Verde após encontrar irregularidades
-
Fiscalização
Capitania dos Portos lança operação de segurança para embarcações em Alagoas



