Geral
Especialistas orientam na escolha de livros para crianças e jovens
Descubra como construir um acervo que mistura diversão, aprendizado e hábito de leitura para os pequenos.
O início do ano é marcado por metas e planejamentos, e para as famílias, uma delas pode ser estimular o hábito da leitura entre as crianças e jovens. Especialistas compartilham dicas sobre como criar a biblioteca ideal, contemplando tanto livros físicos quanto digitais.
"Montar uma biblioteca online e offline proporciona às crianças e jovens acesso a livros em qualquer situação ou local. Tanto em casa quanto fora dela, sempre haverá livros à disposição", destaca Laura Vecchioli do Prado, coordenadora editorial de literatura e informativos da SOMOS Educação.
A opção por livros digitais surge como uma alternativa à exposição excessiva às telas, oferecendo uma pausa para leituras literárias entre atividades online. No entanto, Laura recomenda obras físicas para crianças menores de dois anos, enfatizando a importância do contato com diferentes formas e texturas dos livros.
Além dos livros de literatura, especialistas recomendam a inclusão de livros didáticos na biblioteca. Julio Cesar Santos, gerente editorial da SOMOS Educação – didáticos e plataforma par, sugere criar uma seção de consulta com obras relacionadas a diferentes componentes curriculares e séries da educação básica.
Ao escolher livros de literatura, a recomendação é variar na seleção de autores, ilustradores, temas, gêneros textuais, número de páginas e formatos. "Quanto maior for o leque de opções, maior será a chance de as crianças e os jovens encontrarem um ou mais livros que lhes agradem", destaca Laura Vecchioli.
E, para auxiliar na escolha, Julio Cesar Santos sugere verificar a opinião de quem já leu as obras, inclusive nas redes sociais. A formação da biblioteca ideal é vista como uma oportunidade de desenvolvimento educacional, garantindo diversão e aprendizado para os pequenos leitores. Confira a lista com cinco obras literárias essenciais para compor a biblioteca do seu filho.
Alguns título sugeridos:
O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry - A história do aviador que cai em um deserto e se encanta com as histórias narradas pelo menino de cabelos dourados é um dos clássicos que todos devem ter em sua prateleira. A edição conta com uma capa exclusiva e com aquarelas originais de Antoine de Saint-Exupéry, além de contextualização histórica da obra e do autor.
Fábulas de Esopo, de Jean de La Fontaine - Recheadas de lições e ensinamentos, as fábulas de Esopo encantam gerações com suas diversas histórias. Além de divertirem ao mesmo tempo que propiciam uma ampla discussão de valores, também podem ser fortes aliadas na hora de dormir.
A casa sonolenta, de Audrey Wood - A curiosa história de uma casa em que todos vivem dormindo encanta seus leitores há mais de trinta anos e é uma das obras mais pedidas da editora. A escrita repetitiva de Wood dá um tom ainda mais sonolento para sua prosa, sempre interrompida pela personagem da pulguinha, que é a única acordada.
Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado - Uma das obras pioneiras e mais consagradas de Ana Maria Machado – ocupante da cadeira nº 1 de imortais da Academia Brasileira de Letras –, o livro nos conta a história de uma linda menina negra que, com seus cabelos enfeitados por delicados laços vermelhos, desperta a admiração de um coelho branco. Cada vez que ele lhe pergunta qual o segredo de sua cor, ela inventa uma história. O coelho segue todos os “conselhos” da menina, mas continua branco.
O Mágico de Oz, de L. Frank Baum - A terra de Oz guarda em seus tijolos amarelos as mais diversas aventuras, que Dorothy vive ao lado de seus novos amigos: o Leão, o Homem de Lata e o Espantalho. A história encanta gerações e a adaptação de Lúcia Tulchinski é um ótimo caminho para que os pequenos comecem a ter contato com obras clássicas da literatura.
WhatsApp
Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:
https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88MtzsuComentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Em tempo Notícias ou de seus colaboradores.
últimas
-
CRIME EM ARAPIRACA
Justiça concede liberdade à médica acusada de assassinar o ex-marido
-
De 17 a 19 de dezembro
Prefeitura de Maceió abre inscrições para atuação de ambulantes no Réveillon 2026
-
Atenção, consumidor
Procon Maceió divulga pesquisa de preços dos itens da ceia natalina
-
Em 7 meses
Programa Olhar da Gente já realizou mais de 4 mil cirurgias de catarata no Hospital da Cidade
-
Política
Renan chama de farsa suposta negociação do governo envolvendo PL da Dosimetria



