Geral

Saúde

Nordeste emerge como Polo de Cuidados Paliativos

Atlas da ANCP destaca crescimento na oferta de serviços especializados na região, colocando o Nordeste como a segunda região com maior presença de Cuidados Paliativos no Brasil.

Por Redação com Assessoria 01/02/2024 13h01
Nordeste emerge como Polo de Cuidados Paliativos
Foto: ilustrativa/Freepik

O Nordeste se destaca como a segunda região do Brasil com o maior número de serviços de Cuidados Paliativos, revela a terceira edição do Atlas da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP). O documento aponta a Bahia e o Ceará como os estados líderes nesse avanço, consolidando a região como um polo relevante nessa especialidade.

Recentemente lançado, o Atlas da ANCP é um marco que influenciou a construção da Política Nacional de Cuidados Paliativos, aprovada no final do ano pelo Ministério da Saúde. O documento apresenta dados abrangentes sobre o panorama da abordagem em todo o país, incluindo tipo de serviço, equipe, educação e pesquisa. Inova, ainda, ao abordar atendimento a públicos infantojuvenis e o uso de opioides, questões cruciais na prática dos profissionais da área.

Segundo o Atlas, a região Nordeste oferece 60 serviços de Cuidados Paliativos, totalizando 264 leitos em estabelecimentos hospitalares públicos e privados. Bahia e Ceará lideram com 19 e 18 serviços, respectivamente. Pernambuco segue com 7, Piauí com 4, e Paraíba, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte e Sergipe com números variados.

A explicação do termo "Cuidados Paliativos" é dada pelo presidente da ANCP, Rodrigo Kappel Castilho, como "proteção, para todos os envolvidos em situação de risco de vida, trazendo o máximo de qualidade de vida". Essa abordagem visa melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares em situações ameaçadoras da continuidade da vida, abrangendo crianças e adultos.

Desde 2018, observa-se um crescimento notável nos serviços de Cuidados Paliativos em todo o país. Atualmente, são 234 serviços assistenciais, um aumento de 22,5% em relação a 2019. A região Nordeste, em particular, destaca-se nesse progresso. O presidente da ANCP acredita que a implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos impulsionará ainda mais a oferta, especialmente na rede de atenção primária.

O presidente da ANCP enfatiza: "A criação da Medicina Paliativa como área de atuação para Especialidade Médica é uma necessidade urgente, da mesma forma que foi para Enfermagem, hoje com uma matriz específica de conteúdo para formação em Cuidados Paliativos."

Para mais informações, acesse o Atlas completo aqui.

Nordeste será sede do Congresso Brasileiro

Além de ser a segunda região com o maior número de serviços, o Nordeste vai sediar o X Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos, uma realização da ANCP. O evento reunirá os maiores especialistas internacionais e nacionais sobre Cuidados Paliativos entre os dias 13 e 15 de novembro, em Fortaleza, no Ceará. As inscrições podem ser feitas através do link: https://cuidadospaliativos2024.com.br/

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu