Geral

Dengue no Brasil

Anvisa esclarece sobre repelentes para combate ao Aedes aegypti

Agência Nacional de Vigilância Sanitária orienta sobre o uso adequado de repelentes para prevenir dengue, zika e chikungunya.

Por Redação com Agência Brasil 10/02/2024 13h01
Anvisa esclarece sobre repelentes para combate ao Aedes aegypti
Foto: Ascom/Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou diretrizes essenciais para a escolha e aplicação eficaz de repelentes visando à prevenção contra o Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A nota destaca que apenas produtos de aplicação direta na pele e os destinados ao ambiente têm eficácia comprovada.

"Não existem produtos de uso oral, como comprimidos e vitaminas, com indicação aprovada para repelir o mosquito", alerta a agência em comunicado oficial.

No que diz respeito aos repelentes cutâneos, a orientação é aplicá-los diretamente nas áreas expostas do corpo, exceto quando o rótulo indicar o uso direto nas roupas.

A Anvisa também destaca cuidados específicos para o uso em crianças, mencionando que repelentes cosméticos contendo DEET não devem ser aplicados em menores de dois anos. Além disso, a presença desse ingrediente não pode ultrapassar 10% em produtos destinados a crianças de dois a 12 anos.

A agência ressalta que sanitizadores, que incluem inseticidas para eliminar mosquitos adultos ou repelentes para afastá-los do ambiente, devem ter aprovação da Anvisa tanto para a substância ativa quanto para os componentes complementares, como solubilizantes e conservantes. Produtos com princípio ativo natural, como citronela, andiroba e cravo da índia, não possuem comprovação de eficácia.

"Velas, odorizantes de ambientes e incensos que indicam propriedades repelentes de insetos não estão aprovados", destaca a agência. Para facilitar a verificação da regularidade dos produtos, a Anvisa disponibiliza no seu site duas listas: uma de cosméticos para aplicação na pele e outra de saneantes para uso no ambiente.

WhatsApp

Receba notícias do Em Tempo Notícias no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar a nossa comunidade:

https://chat.whatsapp.com/K8GQKWpW3KDKK8i88Mtzsu